Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Explica-nos, Benfica

Publicada por António Fonseca terça-feira, 2 de março de 2010

Qualquer primeira página de um manual ao estilo "Contabilidade para Tótós" deixa bem clara aquela equação inultrapassável dessa técnica de gestão que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados, mas à qual alguns indoutos ousam chamar "ciência": Activo = Capital Próprio + Passivo.


A que propósito vem isto? Clubes e seus resultados. Algum em específico? Sim. O Benfica, porque o Sporting é um outro caso, digno de um post só para si.

Publicados os resultados do 1º semestre da época 2009/2010 - e isto é importante, pois a julgar pelas dezenas de comentários que fui vendo na imprensa desportiva, há quem ainda não tenha atingido que não são os resultados finais da época inteira -, a Benfica SAD teve prejuízos de 13.8 milhões de euros.
Li quem endeusasse o presidente Vieira, por ter gasto mais de 30 milhões em contratações e "só" apresentásse este prejuízo, esquecendo-se que ainda falta meia época, e que este linearidade de pensamento tem tanto de simples como de incorrecta. Mas também li quem só santificásse o mesmo presidente por, passo a citar "saber o que está a fazer e a prova são os resultados desportivos e o interesse dos clubes estrangeiros pelos jogadores do Benfica".

Também acredito, até pelo desinteresse demonstrado pelas escassas 3 centenas de sócios (o que equivaleu a cerca de 2800 votos) que aprovaram a reestruturação financeira do clube - algo de tremenda importância -, que também pouca gente perceba bem o que se passa no universo da clube e SAD. Recordo aqui o que lá se decidiu, e que foi motivado precisamente pelo facto da SAD ter entrado em falência técnica, algo que já não estará muito longe de voltar a acontecer.
Contudo, e entretanto decorrente dessa reestruturação financeira, agora no activo (que é como diz em linguagem para leigos, as garantias para liquidar o que se deve - o passivo), a SAD tem, entre outras coisas para além dos passes dos jogadores, o próprio Estádio da Luz....

As perguntas que eu deixo, em jeito de retórica pois na verdade não acho que alguém deva responder pois dificilmente conhecerá a verdade toda, são:

- Tendo eu lido que o Benfica tem o objectivo de fazer 100 milhões de euros no final desta época, sem hipotecar a espinha dorsal da equipa, eventualmente com as vendas de Oscar Cardozo (25 milhões), David Luiz (35) e Angel Di Maria (40 milhões), será que esses 100 milhões são um objectivo exequível?
- Atendendo ao estado de falência técnica de meia Europa, e arriscando-me eu a dizer que só Man City, Real Madrid e Barcelona deverão entrar no próximo defeso dispostos a gastar mais do que uma ou duas dezenas de milhões de euros em contratações, estará a SAD do Benfica tão segura de que conseguirá fazer um "hattrick" com estes jogadores?
- Pelos valores que se dizem, e atendendo ao facto de o Benfica não deter 100% do passe de nenhum destes jogadores (o que no caso do exemplo dado, na prática, significariam apenas 67 milhões de euros para os cofres da Luz), não estará o Benfica efectivamente dependente das clausulas de rescisão sob pena do encaixe ser insuficiente?
- Caso não consiga estes encaixes, e partindo do princípio que jogará a Champions League, será esse encaixe suficiente para atenuar os falhanços de venda pelas clausulas de rescisão? Ou nas contas da SAD também já estavam a incluir a presença na liga milionária juntamente com as vendas de jogadores?

Recordo, citando Luis Nazaré - presidente da Assembleia Geral -, o motivo pelo qual ainda há pouco mais de dois meses, o Benfica foi forçado à reestruração financeira: esta reestruturação "era fundamental" porque introduz "maior racionalidade na lógica do Grupo", permitindo resolver algumas "situações prementes como o artigo 35 do código das sociedades comerciais", que impunha "uma resolução relativamente à situação de capitais próprios da SAD". Neste novo contexto, o Benfica tem "uma situação económica e financeira capaz, que resolve um conjunto de estrangulamentos que havia e outras situações de incumprimento relativo que estão completamente ultrapassadas".

Este é um post de relexão.
Se, de facto, o Benfica está com um desempenho desportivo fantástico, com um futebol de elevadíssima qualidade e nível que, clubites à parte, deveria dar gosto à vista de qualquer adepto de Futebol, parece-me que por outro lado o Benfica colocou a "carne toda no assador". Por ventura, até carne que ainda estava a dever.
Mais do que qualquer gestão de "cartas na manga" que a Presidência possa ter e nos surpreender - e é só isso mesmo que eu posso idealizar que aconteça -, antevejo um ano de 2010 muito complicado para as finanças do clube, que a acontecer deixará o clube em seríssima e grave situação, e que só pode ser salvo pelas loucuras de 2 ou 3 clubes europeus. Mas, nesta última hipótese, por muito que especule nos jornais, eu não acredito.

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".