Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Poder Portista

Publicada por Futebol quinta-feira, 22 de abril de 2010

O que eu faria (Capítulo I)

O Futebol Clube do Porto disse, definitivamente, adeus ao PentaCampeonato. Nada que os Portistas não estivessem á espera devido á má temporada que o Dragão está a fazer. Agora há que pensar no futuro para que este seja risonho e para que o Clube Azul e Branco volte a colocar Justiça no Quadro dos Campeões de Futebol de Portugal.

Mais importante do que andar a falar em Túneis e no que de mau se passou nesta Temporada, é olhar em frente e decidir o que fazer para melhorar este nosso Porto. Então, o que eu faria, se fosse o Presidente do Futebol Clube do Porto, para poder voltar a colocar o FC Porto na mó de cima?

Começaria por analisar o Plantel e tentar colmatar as lacunas que este tem nalguns sectores. Olhemos então para a baliza Portista onde, neste momento, figuram dois excelentes Guarda-redes e um de péssima qualidade que só traz problemas á equipa e que se auto intitulou de Capitão para não o mandarem para a “Reforma” mais cedo.

Helton tem estado muito bem nesta temporada que está quase a terminar e, que me lembre, nunca comprometeu na Baliza Portista quer nos jogos grandes quer nos de menor importância e até defendeu Grandes Penalidades que deram 3 preciosos pontos ao FC Porto. Parece que finalmente o Brasileiro perdeu aquela sua “mania” de se enervar nos Jogos Grandes e, desta forma, já não deixa mal os seus Colegas e Adeptos. Se dependesse de mim, apesar de Helton já ter 31 anos, mantinha o “GoleiroBrazuca na equipa que, para além do que foi exposto atrás, ainda tem o condão de unir o Balneário com a sua alegria e boa disposição.

Mas esta subida de rendimento de Helton, ou melhor, este seu retorno aos bons tempos do Helton recém-chegado de Leiria, tem uma justificação. Justificação esta que dá pelo nome de Beto, antigo Guarda-redes do Leixões. Beto ao serviço da equipa de Matosinhos fez uma época fora de série, tendo até mesmo ajudado a eliminar o Benfica da Taça de Portugal e deu muita força ao sonho Leixonense de regressar á Europa do futebol. Esta Temporada, ao serviço dos Dragões, apesar de ser o Guarda-redes nº 2 da equipa Portista, tem respondido muito bem aos imensos desafios que lhe tem aparecido pela frente, e se o Porto está na final da Taça de Portugal é muito por culpa deste Jogador que fez uma série de defesas espectaculares no Restelo ante o Belenenses. O único defeito de Beto é o seu tamanho, mas este compensa a sua baixa estatura com uma segurança entre os Postes e fora deles impressionante, o que faz deste o meu preferido para ser o dono da Baliza da equipa de todos nós no Mundial. È portanto um jogador a manter para mais tarde suceder a Helton.

Quanto a Nuno, que é o 3º Guarda-redes do FC Porto e que se auto-intitulou de Capitão do Futebol Clube do Porto, é, a meu ver, o Jogador a dispensar no que diz respeito a esta posição. Com 36 anos não vejo em Nuno uma peça vital para o Dragão e muito menos o consigo ver como o Comandante de uma equipa, pois se não joga como pode capitanear os seus colegas. Na minha opinião este nunca foi um grande Guarda-redes, tendo atingido o seu ponto alto nos Jogos Olímpicos de Atlanta (Estado Unidos), onde brilhou ao serviço da Selecção Portuguesa de Sub. 23, mas depois nunca conseguiu impor-se pelos clubes por onde passou como foi o caso do Deportivo, FC Porto, Dínamo de Moscovo e Desportivo das Aves. Inclusive ao serviço dos Dragões, Nuno “entregou” a Taça de Portugal e a Taça da Liga aos Encarnados com “frangos” monumentais. No lugar de Nuno eu colocaria um Jovem da Formação Portista, para que este rodasse na Intercalar e pudesse fazer algumas partidas das primeiras Eliminatórias da Taça de Portugal ao serviço do Clube Azul e Branco, dando assim utilidade ao Projecto Dragon Force e tentaria, desta forma, preparar o futuro da Baliza Azul e Branca.

Crónica semanal escrita pelo bloguer The Blue One, no âmbito da parceria em vigor com o Blog A Mística Azul e Branca.

2 golos

  1. Anónimo Says:
  2. nao posso concordar minimamente com a sua opinião sobre o Nuno....

    Primeiro porque não me parece feliz da sua parte por em causa a qualidade de um guarda redes. A posição de guarda redes é extremamente complicada e se um jogador de campo tem dificuldades em jogar quando apenas o colocam a fazer de vez em quando imagine-se um guarda redes.
    Menos sentido ainda faz dizer que ele se auto-promoveu a capitao... aquilo que o guarda redes Nuno faz é em prol do bem estar da equipa.... o Nuno tem excelentes qualidades humanas e so quem nao o conhece pode dizer o contrario... é um grande portista que vive o clube como poucos e se em tempos gente havia que sentia o clube mesmo a serio e eram os "pais" do balneario (baia; joao pinto; jorge costa; pedro emanuel) hj em dia pode ter a certeza que o Nuno é o Homem forte daquele balneario

     
  3. Pedro Silva Says:
  4. Caro Anónimo, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga dada de mão beijada ao Benfica são motivos mais do que suficiente para se perceber que o Guardião Nuno mão tem "estaleca" +ara ser o Guardião da Baliza Portista. É um facto que a posição de Guarda-redes é muito ingrata, mas... Há sempre o mas e o que trai o Juno é a sua idade e o facto de nunca ter tido uma carreira por aí além e muito marcada por polémica.

    Não ponho em causa o Portismo de Nuno. Aliás o Portismo não se mede, sente-se. Veria com muito agrado o Nuno como Treinador dos Guarda-redes do FC Porto em de andar a fazer má figura nos momentos decisivos.

    Também acredito plenamente que Nuno seja uma pessoa excepcional, mas, a meu ver, par se ser Capitão não basta querer sê-lo e ser um Pessoa fora de série. O Capitão tem de jogar e ser uma extensão do Treinador durante os Jogos. Como é que o Nuno pode fazer isto se a maior parte das vezes vai para a Bancada?

    São muitos contras... Nuno ainda vai a tempo de sair de cabeça levantada do FC Porto e integrar a futura equipa Técnica, trazendo assim muito e bom sangue novo como Treinador dos GR.

    Cumprimentos

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".