Excepcionalmente, vou focar a minha crónica desta semana... na Selecção. Sim, também vai focar o lado "benfiquista" da selecção, mas é acima de tudo sobre o erro estratégico da convocatória e os compadrios do futebol.
Para começar, é importante esclarecer que a Selecção não é autónoma e tem sempre um patrão que não é o Madaíl. Na era pré e pós Scolari foi Joaquim Oliveira e na era Scolari foi o Jorge Mendes.
Todos com interesses na promoção de determinados jogadores, de determinados clubes, com o mesmo e comum objectivo: Enriquecimento e promoção da "sua quinta".
Se no passado com Scolari entraram os brasileiros Deco e Pepe porque era preciso transferi-los para o estrangeiro por verbas astronómicas que de outra forma não era possível... agora passa-se algo semelhante.
Por isso mesmo, Queiroz tem a coragem de deixar de fora Quim, depois do episódio que poucos conhecem do balneário em São Paulo (no celebre jogo dos 6-1). Quim errou... mas maior erro foi ter deixado que isso se tornasse num caso e num bode expiatório.
Os jogadores do Benfica não interessam à selecção e aos actuais interesses da selecção. A sua promoção não dá dinheiro... porque o Benfica não tem o objectivo de venda fácil e de forma pouco clara.
Este factor também explica a forma como jogadores com a dinâmica de vitória, de conquista e de motivação, dão lugar na selecção a jogadores que fizeram época sentados no banco ou em baixissimo nível de forma.
A selecção tornou-se um negócio de promoção de jogadores e esta convocatória serviu apenas para o Jorge Mendes "anunciar" o Eduardo, Bruno Alves, o Meireles, o Tiago e o Miguel Veloso. Depois o resto são reles e simples escolhas para agradar a algumas pessoas deste futebolzinho corrupto.
Já disse no blog GeracaoBenfica, no dia do anuncio da convocatória, porque entendia que estava errada e o que faria diferente e porquê! Justificações que não teria que dar... mas que optei por sustentar, o que é algo que praticamente todos os treinadores fizeram (ainda ontem Dunga o fez a propósito de Ronaldinho e Adriano), mas que Queiroz teve, mais uma vez, medo e vergonha de assumir.
Ele sabe que não é a convocatória dele... mas a que tem que fazer.
Por tudo isto afirmo que não se tarda da selecção de todos nós... mas de todos eles, infelizmente.
Crónica semanal do blog GeraçãoBenfica para o Futebol "O Desporto rei"
0 golos