Depois de visto ao pormenor o que a Baliza, Defesa e Meio Campo Portistas precisam de ser remodelado e mantido, eis que vou centrar esta minha penúltima análise no Ataque. Na minha opinião este é o sector mais rico e produtivo do actual Plantel Azul e Branco que tem como seu Melhor Jogador Falcao.
Neste sector, a manutenção e dispensa de certos jogadores irá depender das ideias que o treinador quiser implementar no FC Porto 2010/2011, se vem que há um Jogador que deverá ter guia de marcha para fora do Dragão o mais rapidamente possível. Estou, como é óbvio, a falar de Mariano que não tem, nunca teve e nunca terá perfil para equipar de Azul e Branco e a confirmação de que o jovem Extremo Ulkra integrará o Plantel da próxima Temporada, para além de ser um alivio e uma enorme satisfação, dá-me garantias de que o Medíocre Argentino está de saída. Falta é saber quem será “burro” o suficiente para comprar o seu Passe.
Mas como disse atrás, uma possível reestruturação do ataque está dependente das ideias do Treinador. Se este optar por manter o sistema actual de 4x3x3, então o ataque fica como está, se bem que não se aproveitaria tão bem o potencial de Hulk e não teríamos o duo fantástico Hulk/Falcao que tantos golos marcaram no final da Época 2008/2010. Ulkra pode muito bem jogar a Extremo e na outra ponta teríamos o Fenómeno Brasileiro Hulk as servirem um Falcão que estaria sempre em movimento na Área Adversária. Como suplentes teríamos o Cebola e um outro Extremo que se contrataria.
Mas se o treinador quiser inovar e, desta forma, montar um Sistema mais seguro e equilibrado para o Dragão poder enfrentar as Competições Internas e Europeias, jogando num 4x4x2 ou 4x1x3x2, eis que não se optava por contratar ninguém, Cristian Rodriguez recuaria para o Meio Campo onde pode desempenhar muito bem as funções de Médio Ala Esquerdo ou até mesmo de nº 10, sendo que Ulkra seria o Suplente de Varela que jogaria na Ala Direita do Ataque Portista. Na frente de ataque morariam Hulk e Falcão. Um pouco á imagem do que sucedeu nas últimas Jornadas da Liga Portuguesa que terminou há poucos dias.
Como Suplentes, manteria o portentoso Ponta de Lança Orlando Sá que tem muito potencial e que bem trabalhado pelo Treinador poderá ser o Futuro Goleador de Portugal e do Dragão. A minha única e imponente dúvida reside em Farías. Sucede que o Argentino já tem 29 anos de idade, e apesar de já ter dado muitas alegrias aos Adeptos do Futebol Clube do Porto, também tem dado muitos problemas e as suas exibições não são regulares.
Conhecido por “El Tecla” este têm o hábito de marcar somente ás equipas “pequenas” do nosso Futebol e de falhar golos quase em cima da linha de golo. O facto de Farías ter marcado um Golo ao Benfica, para mim, não apaga o que de mau este Argentino tem, sendo que a sua fraca mobilidade poderá ser uma mais valia num sistema que não seja um 4x3x3. Mas é um Jogador que eu colocaria, com alguma hesitação, na Lista de Transferências. O seu elevado Salário e mau feitio é que podem trazer algumas complicações numa possível saída e, sendo assim, este corre o sério risco de “imitar” o Adriano do Sporting Clube de Braga.
Na próxima semana farei a minha última analise ao Futuro do FC Porto. Esta assentará na questão do Treinador Portista.
Crónica semanal escrita pelo bloguer The Blue One, no âmbito da parceria em vigor com o Blog A Mística Azul e Branca.
5 golos
Enviar um comentário
No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).
e o varela ?
Caro Anónimo, foz referência ao Varela neste paragrafo:
"Mas se o treinador quiser inovar e, desta forma, montar um Sistema mais seguro e equilibrado para o Dragão poder enfrentar as Competições Internas e Europeias, jogando num 4x4x2 ou 4x1x3x2, eis que não se optava por contratar ninguém, Cristian Rodriguez recuaria para o Meio Campo onde pode desempenhar muito bem as funções de Médio Ala Esquerdo ou até mesmo de nº 10, sendo que Ulkra seria o Suplente de Varela que jogaria na Ala Direita do Ataque Portista. Na frente de ataque morariam Hulk e Falcão."
Repare nesta parte: "... sendo que Ulkra seria o Suplente de Varela que jogaria na Ala Direita do Ataque Portista."
Cumprimentos.
peço desculpa.Não tingha reparado, li mal, foi o que foi xD.
Abraço
sou benfiquista, mas gosto pensar em geral o futebol.
ukra? é bom jogador. 7 asistencias a jogarno olhanense é obra! mas duvido que lhe dêem oportunidades. é que o vieirinha era tao bom como ele e nao lhas deram.
o mesmo raciocinio posso aplicar a paulo machado /castro. castro marcou 6 golos no olhanense...
farias... vendia. e ia buscar o nené ex-nacional, que como suplente no cagliari a jogar metade dos jogos fez 7 golos na serie A, varios deles a milan e juventus. e marca livres directos.
Concordo com quse tudo, mas com com Farías sou obrigado a discordar. É verdade que não é muito móvel, é muito diferente de Falcão, mas bem aproveitado é uma máquina de fazer golos e tem-no provado nas oportunidades que tem tido. Foi na ausência do Falcao, foi a entrar aos bocadinhos e na época passada ao render o castigado Lisandro, foram dele os vários golos decisivos. Falhou alguns? Falhou com certeza, mas para um jogador que não é aposta contínua e que não tem um esquema montado para a sua forma de jogar, até tem feito demais. Conheço Farías à muito tempo e a sua aquisição foi mal pensada pelo fcp, pois não basta ver o jogador pelos seus golos, mas também pela sua forma de jogar e esta não encaixa no esquema de Jesualdo, terião que haver uns ajustes.
Outra coisa que não me parece que tenha é mau feitío, tem sido pouco utilizado desde que jogou e não tem levantado problemas.