Carlos Queiroz decidiu e não há volta a dar, já foi anunciada a lista dos 24 jogadores que irão representar Portugal no Mundial 2010, na África do Sul. A lista contém mais um jogador do que se esperava, em virtude de ainda não se saber se Pepe estará em condições de ser utilizado.
Recordemos então a lista:
Guarda-redes: Eduardo (Sporting de Braga), Beto (FC Porto), Daniel Fernandes (Iraklis).
Defesas: Paulo Ferreira (Chelsea), Miguel (Valência), Ricardo Carvalho (Chelsea), Bruno Alves (FC Porto), Rolando (FC Porto), Ricardo Costa (Lille), Duda (Málaga), Fábio Coentrão (Benfica), Pepe (Real Madrid) e Zé Castro (Deportivo).
Médios: Pedro Mendes (Sporting), Raul Meireles (FC Porto), Deco (Chelsea), Tiago (Atlético de Madrid) e Miguel Veloso (Sporting).
Avançados: Nani (Manchester United), Simão (Atlético de Madrid), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Danny (Zenit), Liedson (Sporting) e Hugo Almeida (Werder Bremen).
A convocatória surpreendeu muitos, em especial pela negativa, uma vez que nomes como Quim, Rui Patrício, João Moutinho, Rúben Amorim, Carlos Martins, Hugo Viana ou Nuno Gomes, ficaram de fora das escolhas de Carlos Queiroz.
Começando pelos guarda-redes, só o nome de Daniel Fernandes causa espanto. Eduardo é sem sombra de dúvida a aposta de Queiroz e o guardião bracarense foi um dos esteios do vice-campeão português, rubricando uma grande época. Por mérito próprio, tem-se afirmado nas últimas épocas, subindo um degrau de cada vez e a presença no Mundial 2010 é mais do que justa.
Segue-se Beto, que não foi aposta de Jesualdo Ferreira em grande parte da época, mas nos últimos jogos foi titular fruto da lesão de Helton. As boas prestações nestes jogos, assim como na campanha até à final da Taça de Portugal, devem ter valido a chamada, que em virtude do seu valor, nos confere confiança.
Quanto a Daniel Fernandes, que joga no Iraklis, da Grécia, por empréstimo do Bochum, da Alemanha, é o nome que menos reúne consenso. A sua chamada em detrimento, de Quim, Rui Patrício ou mesmo Hilário, na minha opinião não lembra a ninguém, por diversos motivos. O primeiro porque Quim, campeão pelo Benfica, realizou uma época bastante positiva, tem qualidade e experiência suficiente para nos dar garantias. Talvez pelo facto de não querer polémicas em torno da possível titularidade de Eduardo, seja um dos motivos para não levar Quim.
Rui Patrício, outra das hipóteses, era presença já habitual nas escolhas de Queiroz, pelo que não percebo o porquê da sua não convocação. Titular do Sporting e com palmarés nas selecções jovens portuguesas, este seria na minha opinião, a escolha natural, ainda que fosse para 3º guarda-redes, no entanto Queiroz escolheu-o para reserva do trio Eduardo-Beto-Daniel Fernandes. Patrício é um guarda-redes jovem e com qualidade, que no futuro nos pode vir ser muito útil, fruto da sua grande margem de progressão.
Outro dos nomes que a mim não me iria causar transtorno, seria o de Hilário, guarda-redes do campeão inglês, Chelsea. O suplente de Petr Čech, tem qualidade e experiência para ser opção, demonstrou-o nas diversas vezes que foi chamado por Ancelotti durante a época, mesmo quando foi chamado sem estar à espera, por lesão do guardião checo.
Para terminar, não acho que Daniel Fernandes tenha a qualidade suficiente para ser um dos seleccionados, daí não concordar com a sua convocatória.
Terminada a análise aos guarda-redes, amanhã serão os defesas a merecer algumas palavras.
Que tempo extraordinário para ser LEÃO!
Há 6 horas
Estamos a fazer uma Tempestade num copo de Água... Daniel Fernandes será sempre o 3º GR da Selecção, pelo que acho de mau gosto andarmos a fazer um drama com a não convocação de Quim.
Eu segui o Quim desde as Camadas Jovens do Braga. Sempre foi um Atleta que admirei imenso, mas reparei num pormenor que nunca o colocou como o nº 1 da Baliza Portuguesa. Tremideira. Não sei porque razão, mas quando os Seleccionadores davam a oportunidade a Quim de este ser o Guardião da nossa Baliza, este tremia que nem varas verdes.
Foi assim com Scolari e com Queiroz no celebre jogo de Alvalade que perdemos por 3 a 2 com a Dinamarca. Quim esteve muito mal nesta noite... Não me lembro se este também esteve na famosa goleada do Brasil a Portugal com Queiroz no comando.
E também acho uma certa piada quando me dizem que o Quim merecia ir à Selecção porque foi Campeão Nacional. O Campeonato do Mundo não é a Liga Portuguesa. O nível de exigência é muito maior e Portugal não será beneficiado de maneira nenhuma. E atentemos que o Guardião do Benfica não era aposta de Jorge Jesus para a Liga Europa. Quim só era aposta do Mister do Benfica na Liga Sagres. Isto quer dizer alguma coisa de muito importante.
Se o seu Treinador no Clube não apostava no Quim para uma Competição mais séria e difícil do que a Liga Portuguesa, porque razão Queiroz há de o fazer só para agradar á malta?
Carlos Queiroz não faz as coisas à toa. Deixem o Professor trabalhar sossegadamente e não lhe peçam o impossível.
Cumprimentos a todos
Vou discordar de muita coisa do que vais dizer caro amigo "futebol" :o)). Especialmente lá mais para a zona avançada :o)))
Mas, para já, e no que respeita à baliza, concordo plenamente contigo. Quim tinha mais do que lugar e, tal como Baía há uns anos..........
Ainda nem sabes o que vou dizer AF ;) Mas se concordas com a baliza já não está mal ;))
Quanto ao The Blue One, não concordo com o teu comentário, mas cada um tem direito à sua opinião, mas digo-te que de facto esses arguementos a mim não me convencem e deixam muito a desejar. De qualquer forma, como disse é a tua opinião e fica registada, mas não voltarei a comentar contigo este assunto.
E já me esquecia de que o argumento da comparação com o caso Baía não tem o mínimo de cabimento. Senão vejamos:
O que conquistou Baía duas temporadas antes do EURO 2004:
2002/2003: Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal, Vencedor da Taça UEFA
2003/2004: Campeão Nacional, Campeão Europeu de Clubes e Melhor Guarda Redes da Europa.
O que conquistou Ricardo duas Temporadas antes do EURO 2004:
2002/2003: Zero ao serviço do Boavista
2003/2004: Zero ao serviço do Sporting
Analisemos agora o CV de Quim:
2003/2004: Vencedor da Taça de Portugal
2004/2005: Campeão Nacional
2009/2010: Campeão Nacional
Tanto Ricardo como Quim ficam a milhas de Baía. Portanto deixem o Queiroz sossegado.
Fiquem bem e cumprimentos.
Também acho que o Quim tem todas as condições para ser convocado.
Essa do portista dizer que ele treme só dá vontade de rir, depois de ter convencido o tribunal da luz, quando de início chegava ser assobiado quando entrava para aquecimento. Ainda me ri mais quando disse que o JJ não confiava nele para a baliza na liga europa, que anedota.
Na selecção esteve mal contra a Dinamarca mas quem não erra? Já nos safou muitas vezes mas tens a memoria curta, talvez porque só vês azul, basta ver as tuas crónicas sempre que tocas no nome do GLORIOSO.
É a azia pura e dura. Carrega Benfica.
O termo de comparação dado pelo Antonio Fonseca para com o Baía, teve apenas a ver com sua não chamada à selecção, mas o vermelho causa-te mesmo alergia.
Ó Fregués eu quando analiso a Selecção Ncional não olho para a cores do Clubes. Faço-o como Português.
Treme e de que maneira. Já o vi a estar muito inseguro na baliza. Sabes onde podes meter o Tribunal? Eu dizia-te mas tu não mereces.
È Verdade, já salvou muitas vezes o Benfica de levar tareias... Mas Portugal não me lembro de nenhum, porque era sempre Suplente. A única excepção foi o Mundial de Sub 21 no Quatar em que foi o Melhor GR do Torneio, mas aí era novo e estava a iniciar uma grande carreira.
Da próxima não sejas parvo. É por causa destas tretas que o Benfica não merece ter os Adeptos que tem.
Pessoal há que ter calma. Que não concordem tudo bem, mas que não passe disso mesmo, pois não vou deixar que hajam faltas de educação.