Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Mundial 2010 – Grupo F: Eslováquia-Nova Zelândia, a hora dos outsiders…

Publicada por Livre Directo terça-feira, 15 de junho de 2010

Eslováquia e Nova Zelândia disputam esta terça-feira o segundo jogo da 1.ª jornada do Grupo F do Mundial da África do Sul, já depois de ontem Itália e Paraguai se terem empatado na partida inaugural deste mesmo grupo na competição.

Para muitos este jogo não terá grande interesse, um sério candidato a pior jogo do Mundial. Mas no fundo antevejo uma enorme revelação nesta partida, não que os europeus não sejam mais fortes, mas penso que irão vencer com muita facilidade e de goleada. Depois do empate de ontem, os eslovacos têm tudo a seu favor para assumir a liderança do grupo F.

Conquistando os três pontos os eslovacos irão então assumir o papel de outsider do grupo e talvez poderão ser a grande sensação da prova. Liderados por Marek Hamsik, quem sabe se para além de discutirem a qualificação com o Paraguai, não colocarão a Itália em apuros para se qualificar para a próxima fase.

Acredito que a Eslováquia pode perfeitamente alcançar uma boa exibição contra os transalpinos e um empate entra ambos complica as contas do grupo. Se Paraguai, Eslováquia e Itália terminarem empatados no grupo, aí conta os golos e é aqui que a Nova Zelândia assume preponderância.

Pelo pouco que vi dos neo-zelandeses gostam de jogar abertos, apesar da sua aptidão “rudimentar” para o jogo. Mas penso que contra a campeã do mundo em título, obviamente que tentarão defender com unhas e dentes. Já contra as outras duas equipas prevejo que se estiquem muito no campo e que saiam fortemente penalizados no resultado. Logo se estas meras possibilidades acontecerem a Itália pode mesmo estar em maus lençóis.

Hoje a Nova Zelândia nada tem a perder, por isso deverão tentar privilegiar o espectáculo, logo a Eslováquia deverá sair como a grande beneficiada da 1.ª jornada do Grupo F. Atenção não se associe Eslováquia a Eslovénia – o que é bastante normal e frequente – porque ambas são muito diferentes. Penso que esta Eslováquia nada tem a ver com os seus vizinhos de leste.

Para quem já sente o nervoso do jogo de Portugal, aqui está um belo desafio para se ver no conforto do seu lar, para o tempo passar. Sem colocarem grandes expectativas sobre nenhuma das selecções é assim que se pode às vezes ser surpreendido pelos outsiders…


Sistema Táctico...

Os eslovacos deverão apresentar um 4-4-2 clássico, à semelhança daquilo que o Paraguai mostrou ontem, mas com uma vantagem, com um pensador de jogo e de enorme qualidade (Hamsik). A táctica dos Guaranis apoia-se mais numa linha de quatro "guerreiros" no miolo, jogadores combativos e de grande capacidade física, um pouco ao estilo dos europeus, mas com a diferença que já referi.

A Nova Zelândia, para além do desconhecimento que tenho sobre esta selecção, deverá apresentar um 4-5-1. O mais óbvio é que se adaptem ao adversário durante os vários momentos da partida, mas prevejo que de início joguem só com um homem na frente de ataque e os do meio-campo irão surgir e estenderem-se ao longo do terreno para apoiar no ataque.


Estrelas da companhia…

Os oceânicos têm muitos jogadores desconhecidos, que jogam a maioria no seu país. O capitão Ryan Nelsen é o mais reputado pois joga em Inglaterra no Blackburn. Certamente que o defesa será a muralha dos neo zelandeses. Destaque também para Killen que atua no Middlesbrough. Deverá ser a única unidade capaz de criar perigo do meio-campo para a frente. De resto, devido ao seu desconhecimento, o jogo de hoje será muito bom para descortinar mais-valias nesta selecção, que quanto a mim deve ser a pior da prova. Sim, até pior que a Coreia do Norte.

Já a Eslováquia, para além do craque Hamsik que irá liderar o miolo da selecção europeia, conta com mais alguns bons jogadores, mas valem essencialmente pelo seu todo. O central do Liverpool, Skrtel, esteve em dúvida nos últimos dias, mas se jogar será certamente muito importante na manobra eslovaca. Na defesa destaque igualmente para a presença do ex-Porto Marek Cech. Do meio-campo para a frente algumas referências individuais. Weiss, filho do seleccionador, um jovem talento que atua em Inglaterra e que pode desequilibrar. Atenção também a Marek Sapara, ele que, caso jogue, pode ser a muleta de Hamsik no centro do terreno. Na frente, existem jogadores como Holosko e Sestak, mas o mais perigoso de todos é sem dúvida Vittek, jogador com muitos anos de Bundesliga e que atualmente joga na Turquia. Mas o que mais admiro - que pode não jogar devido a lesão - é o pequeno e explosivo Miroslav Stoch de 20 anos. Pertence aos quadros do Chelsea e vai representar o Fenerbahce na próxima temporada, depois de na última ter estado emprestado ao Twente. Vi alguns jogos dele, principalmente os dois com o Sporting para a Champions, e posso garantir que é um desequilibrador nato.


Comecem a instalar-se porque é nestes jogos menos badalados que às vezes surgem grandes surpresas!

João Vasco Nunes

1 Responses to Mundial 2010 – Grupo F: Eslováquia-Nova Zelândia, a hora dos outsiders…

  1. Já tou feliz só por ter acertado a táctica da nova zelandia lolol 433 a atacar e 451 a defender... a Eslováquia é também um 442, com um pivot mais defensivo e Sestak a dez

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".