Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Prévia: Costa do Marfim x Portugal. Análise tática

Publicada por Esquemas Táticos terça-feira, 15 de junho de 2010

Portugal e Costa do Marfim abrem o Grupo G da Copa do Mundo 2010 e farão um duelo de esquemas tácticos iguais: o 4-3-3. Portugal já está definido, como pudemos ler no post anterior, mas Costa do Marfim ainda não sabe se poderá contar com Drogba no ataque. Com estas informações, podemos especular como virão desenhadas as equipes.

Portugal

Baseado nos últimos amistosos, a formação tática de Portugal deverá ser a que está abaixo.



A defesa com (da direita para a esquerda) Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão. O meio-campo com Pedro Mendes como volante destructivo, Raul Meirelles como meia/volante pela esquerda e Deco como meia-armador pela direita. No ataque, Cristiano Ronaldo pela esquerda, Liedson como centroavante e Danny pela direita, no lugar de Nani. O goleiro é Eduardo.

Uma variação pode acontecer, com o esquema variando para o 4-2-3-1. Desse modo, teríamos Pedro Mendes e Raul Meireles como volantes destructivos, Deco como meia-armador e Cristiano Ronaldo e Danny como meias-atacantes abertos que chegam à frente, mas também voltam para recompor o meio-campo. Cristiano Ronaldo e Danny podem trocar de lado vez ou outra durante o jogo.

Mas uma outra variação deve ser especulada. O esquema poderá ser um 4-4-2 com um losango no meio-campo, como mostra a ilustração abaixo.



Neste esquema táctico, Cristiano Ronaldo fica livre para abrir para os dois lados e Danny chega por trás, como um meia-atacante centralizado.

Costa do Marfim

Na Copa Africana de Nações, especificamente no jogo contra a Argélia, a Costa do Marfim apresentou-se no 4-3-3, como está ilustrado abaixo.



Na ocasião, o time apresentou-se com um meio-campo formado por três volantes, com Yayá Touré fazendo o papel de meia. Com três atacantes livres, a idéia faz sentido. Gervinho e Kalou mudam de lado constantemente e Drogba é o centroavante. Tioté é um segundo volante que avança, enquanto Zokora fica mais preso no campo defensivo.

Assim como Portugal, esse esquema pode variar para um 4-2-3-1, com os atacantes pelos lados voltando mais constantemente para fechar o meio-campo, bloqueando os laterais adversários. Os laterais apóiam bastante e Yayá Touré aparece para chutar de fora da área.

Entretanto, se o técnico Sven Goran Eriksson não puder contar com Drogba, ele pode escalar Doumbia ou Gervinho. No primeiro caso, Doumbia entraria como centroavante no lugar de Drogba e os atacantes pelos lados seriam Kalou e Dindane. Caso opte por Gervinho, provavelmente o centroavante será Dindane, com Kalou e Gervinho pelos lados. No meio-campo, ele também poderá lançar Eboué como meia aberto pela direita na vaga de um dos volantes ou de um dos atacantes (se for precavido).

Desse modo, a defesa da Costa do Marfim viria com (da direita para esquerda) Demel, Kolo Touré, Bamba e Tiene. No meio-campo, Tioté e Yayá Touré como volantes destructivos e Romaric como meia. No ataque, Gervinho e Kalou como atacantes pelos lados e Dindane como atacante central.



Por Marcelo Costa, do Blog Esquemas Táticos.

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".