Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Ocorreu um erro neste dispositivo

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

A real importância da Copa do Mundo

Publicada por João Henrique T.L.C domingo, 20 de junho de 2010

Não existe nenhum estudo que comprove, segundo o professor Oliver Kawase Seitz, que mega-eventos esportivos, como a Copa do Mundo, sejam projetos interessantes financeiramente para o país sede da competicão. Entretanto, acredito que muitas pessoas ou instituições ganham dinheiro com megaeventos, como, por exemplo, politicos, a prórpria FIFA, dentre outros.

Todavia, a pseudo importância da Copa para por aí, talvez, contudo, também tenha alguma importância do ponto de vista antroposocial. Mas referente ao jogar das equipes a Copa não serve nada.

Inicialmente, me parece que a maior parte das equipes que estão disputando uma Copa do Mundo já não expressam uma identidade cultural no seu jogar, e não crédito isso a naturalização de estrangeiros em seleções, vejo outros motivos, enfim, isso é algo interessante de se notar.

E por fim, a Copa do Mundo é um evento futebolistico de baixo nivel, os jogos podem ter uma importância e emoção porque é nossa pátria que esta lá, mas do ponto de vista de um jogar organizado e de alto nivel a competição deixa muito a desejar. Muitas das equipes que estão disputando a Copa do Mundo são piores do que equipes brasileiras que fazem parte da 3 divisão dp Campeonato brasileiro.

Talvez, alguns possam alegar que isso ocorre porque não existe tempo para se treinar uma seleção, mas não consigo ver as coisas dessa maneira. Primeiro, o treinador tem um periodo de quase 4 anos de trabalho, muito embora, esse tempo venha a ser mutilado, e em segundo lugar, existe um tempo para se trabalhar antes da Copa e durante a Copa. Agora, o que ocorre é que muitos treinadores envez de estarem exercitando seus principios de jogo estão colocando os jogadores para correr ou fazer musculação e depois dizem que não tem tempo para treinar e não sei o que lá.

A conclusão entao é: A Copa do Mundo não traz nada de real sobre a cultura das equipes, é uma competicao onde existem muitas equipe extremamente fracas (e que mesmo assim se dão bem) e que serve de alguma maneira (que eu não sei) do ponto de vista social e também para outros tantos ganharem algum dinheiro.

Ps: Vejo a seleção brasileira como uma equipe extremamente desorganizada e que apostava não passar da primeira fase, infelizmente, nesse momento, o Brasil acabou de fazer o terceiro gol na Costa do Marfim. Mas não tenho dúvidas que não é um mérito da equipe ou do treinador, faz parte sim do acaso do jogo, num outro momento poderia abordar mais isso. É o que penso.

1 Responses to A real importância da Copa do Mundo

  1. Goleiro Says:
  2. Gosto das suas colunas amigo João Henrique, não perco uma. Com mais tempo gostaria se saber o porquê de pensar isso da canarinha, não deixa de ser engraçado que pense assim.

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".