No rescaldo da eliminação do Mundial, as atenções estão viradas para Ronaldo e Queiroz. De Queiroz irei futuramente falar, pois é a já longa polémica sobre a prestação de Ronaldo na selecção que eu quero comentar.
"Ronaldo é pouco valorizado em Portugal", foi esta a frase de Jesus a propósito de Ronaldo. É uma frase com o qual eu concordo a 100% pois sou um português "viciado" em futebol que sente um grande orgulho por ter um jogador como ele a dar nome ao país pelo mundo inteiro, e a representar a selecção portuguesa. Mas o problema é que para a esmagadora maioria dos portugueses existe uma frase feita "O Ronaldo só joga bem é lá fora", que me faz concluir que talvez os portugueses preferissem que o Ronaldo fosse Espanhol, ou Inglês ou Japonês.
Outro defeito que adoram apontar a Ronaldo é a arrogância, a verdade é que ele bastante é realista e é mesmo um EXCELENTE JOGADOR (melhor do que Luis Figo); mas para o povo português todos temos de ser uns "coitadinhos", muito humildes e politicamente correctos, e quem não vai ao encontro desse perfil já é um grande arrogante e convencido. Mourinho e Ronaldo são muito arrogantes e convencidos, e a verdade é que são dois exemplos de qualidade made in Portugal que nada devem a ninguém e que dão uma enorme visibilidade ao país por esse mundo fora.
Uma característica de Ronaldo que também incomoda muito os portugueses são as suas saídas á noite e as várias namoradas que colecciona, a verdade é que todas essas histórias da sua vida pessoal nunca influenciaram qualidade do seu futebol e por isso todos os comentários e as criticas que lhe fazem por ele adorar festas e as saídas á noite são inválidos, já que no seu caso vida pessoal e vida profissional são dois conceitos bastantes distintos.
Agora falando concretamente das prestações de Ronaldo na selecção, gostaria de começar por dizer que ele tem 76 internacionalizações e 23 golos, mais cedo ou mais tarde vai ultrapassar Luis Figo em golos e pode muito bem chegar perto de Pauleta, em relação ás internacionalizações tem tudo para ser o jogador mais internacional; por isso mais uma vez não deve nada a ninguém e está bem encaminhado para bater recordes na nossa selecção. Em relação à grande diferença de golos que fez no Real e nas últimas épocas do Manchester, e aos golos que fez na selecção tenho duas coisas a dizer:
-Em ambos os clubes apesar de ser a principal estrela da equipa não lhe era (ou "é" no presente) exigido que resolvesse sozinho os jogos, até porque tinha um excelente conjunto de jogadores que para além de o apoiarem muito bem conseguiam também resolver, o que fazia com que a pressão não caísse toda em cima de Ronaldo.
Na selecção Ronaldo tem a obrigatoriedade de resolver tudo, pois o seu apoio é muito reduzido. Não há um ponta de lança que mostre ser uma mais valia, Deco tem desiludido, e Simão quando chega aos jogos decisivos contra as equipas maiores esconde-se do jogo, resta Nani mas parece que esse vi ser sempre (e injustamente) o suplente de Simão.
-A táctica também não ajuda, pois no Manchester apesar de ter começado a jogar como extremo, nas épocas áureas Ronaldo jogava com Rooney a avançado, ficando o inglês mais fixo deixando Ronaldo a jogar livremente. No Real acontece o mesmo com Higuain, sendo bastante usual vermos Ronaldo a aparecer em todas as posições da frente de ataque.
A selecção joga num 4-3-3 bem vincado, deixando Ronaldo demasiado preso numa das alas, isto torna o jogo do português muito menos versátil e muito mais previsível.Um 4-4-2 com Ronaldo e Liedson na frente penso que seria muito mais vantajoso para os dois, pois Ronaldo poderia jogar livre na frente e com o apoio do outro ponta de lança.
Muitas das suas frases foram despropositadas e muitas das suas atitudes foram desnecessárias, mas ninguém é perfeito e Ronaldo tem apenas 25 e muito para aprender, mas já fez muito pelo nosso país e penso que todos nós nos devíamos orgulhar de ter um jogador como ele na selecção.
Este Di Maria.....
Há 23 horas
acho que estas inteiramente correcto. muitos preferem por as culpas no ronaldo, que joga muito bem pelo mundo fora, e que nao faz nada pela seleccao. mas nao reparam que os seus companheiros de equipa nao sao todos estrelas como no real madrid e que nem todos conseguem acompanhar a sua pedalada