Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Supertaça, o primeiro jogo oficial da nova época

Publicada por Tiago Nogueira domingo, 8 de agosto de 2010

Eis a diferença: Villas-Boas realizou todo o trabalho de casa, Jorge Jesus não

Esta noite assistimos a um Porto bem diferente em relação à época passada, diferente para melhor como é óbvio, sem grandes hesitações na hora do último passe com um futebol aventureiro, pressionando alto e sempre muito organizado tacticamente. Cada jogador sabia muito bem qual o papel a assumir e de que forma deveria executá-lo em prol da equipa! Dando o exemplo de Falcão, posso afirmar que era nítida a forma como este tentava anular David Luiz, cortando-lhe sempre o espaço para receber a bola. Villas-Boas sabe muito bem da importância deste central brasileiro no processo ofensivo encarnado, é ele que queima a primeira linha defensiva do adversário, criando assim mais espaços para os homens mais adiantados desequilibrarem!

Falando agora de Jorge Jesus, este treinador hoje desiludiu-me um pouco na forma como efectuou a leitura do jogo, colocou César Peixoto a defesa-esquerdo, avançando Coentrão nesse flanco, mas até que ponto será viável colocar o melhor lateral-esquerdo português numa posição que não é a sua e colocar um jogador BANAL nessa mesma posição? Não foi, de maneira alguma, rentável nem eficaz, Hulk e Varela não sentiram grandes dificuldades na hora de explodirem nesse flanco. Já lá vai o tempo em que Fábio Coentrão fazia várias posições dentro do terreno, penso eu que esse tempo já deveria ter terminado, uma vez que, finalmente, o caxineiro especializou-se, com sucesso, numa posição! Oscar Cardozo, que fez hoje um dos piores jogos da sua carreira, e Pablo Aimar passaram, definitivamente, ao lado do jogo e a turma de Jesus acusou muito isso, algo perfeitamente legítimo, dado que estamos a falar de dois jogadores de qualidade e com grande influência na equipa das águias!

Admitindo que o Porto foi mais forte no jogo desta noite, não posso também deixar de referir que a sorte do jogo esteve, completamente, do lado dos dragões. Entraram quase de imediato a vencer por uma bola a zero num golo em que foi bem evidente a fragilidade do Benfica nos lances de bola parada, aquela defesa à zona deveria estar bem mais organizada e concentrada. Depois, quando os encarnados tentavam fazer o golo do empate e até estavam lançados, Varela explodiu pelo flanco esquerdo, beneficiou da lesão de Luisão para cruzar à vontade e aí tudo se torna muito simples para um jogador com a qualidade de Falcão! Vendo bem, penso que o triunfo dos dragões por 2-0 nem foi o mais importante, visto que depois desta Supertaça nada volta a ser igual: o treinador portista está bem lançado e já conta com o apoio de toda a massa associativa! Para terminar, não posso também deixar de dizer que o campeão nacional e o seu treinador não podem passar já de bestiais a bestas, fizeram uma grande época no ano passado e nada disso deverá ser esquecido, isto foi apenas o primeiro jogo da nova temporada onde, sinceramente, ganhou quem se preparou melhor!


2 golos

  1. Anónimo Says:
  2. Não concordo com essa de "a sorte do jogo esteve completamente do lado dos dragões". Só se estivermos a falar da sorte deles terminarem com 22 pernas em campo.
    Sorte, e toda(!), esteva do lado do Benfica em terminar com 11. Bem cedo deveria ter ficado sem Cardozo (espero o sumaríssimo), já para não falar do Peixoto e do David Luiz.
    Deixem lá a clubite, e não digam que o Porto teve sorte. Contra 10, 9, ou mesmo 8, se calhar nem valia a pena estar a discutir este jogo.

     
  3. Futebol Says:
  4. Por acaso e só mesmo por acaso, o Nogueira até é do FC Porto ;)

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".