Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

O final de um ciclo, capítulo Carlos Queiroz

Publicada por Tiago Nogueira quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Será que era no seleccionador que habitava o problema?

Concordando ou não com o despedimento, penso que é obrigatório falar um pouco dos últimos anos da nossa equipa lusa, desde Scolari a Queiroz! Carlos Queiroz levou-nos ao Mundial 2010 na África do Sul, primeiro objectivo cumprido. Empatamos a zero com um sempre muito poderoso Brasil na fase de grupos, acabando assim por passar aos Oitavos, segundo objectivo cumprido. Aí, caímos aos pés da Espanha que, curiosamente, é agora a Campeã do Mundo. O ex-seleccionador nacional apresentou resultados sim, não apresentou foi excelentes resultados, mas também não se pode pedir tal coisa quando a diferença de qualidade entre algumas selecções é digna de referência! A forma como ele colocou algumas peças dentro do terreno de jogo e a maneira como encarou o encontro com a Espanha é sempre questionável, mas ele não merecia ter sido tratado assim, não só pelo que já fez pelo futebol português, mas também pelo que representa no estrangeiro, ele é uma grande referência do futebol nacional em vários países e já conquistou títulos bem importantes! Vendo bem a nossa formação, com um meio-campo tão pouco competente e sem um lateral-direito e um ponta-de-lança à altura de uma fase final de um Campeonato do Mundo não há equipa que resista a muito mais.

Queiroz não é o melhor do Mundo nem dos melhores do Mundo como é óbvio! Mas analisando friamente, a nossa selecção a nível de talentos individuais e de processos adquiridos (via clubes) está uns degraus abaixo da que chegou à final do Euro 2004 por exemplo, portanto não é legítimo pedir a Queiroz o mesmo que se pediu a Scolari! Costinha, Maniche e Deco jogavam quase de olhos fechados no meio-campo do FC Porto de José Mourinho e na selecção portuguesa de Scolari. Já para não falar que jogadores como Rui Costa, Pedro Pauleta, Luís Figo, João Vieira Pinto não voltam mais e há que ter consciência do que temos AGORA e do potencial que outras selecções têm também! Olhando, por exemplo, para a selecção espanhola é fácil de entender que a dinâmica utilizada é a dinâmica de um Barça de Guardiola quase imbatível e com princípios e sub-princípios de jogo mais do que assimilados! Neste último Mundial, tivemos em Cristiano Ronaldo, Pepe e Ricardo Carvalho os únicos com o rótulo de "jogador TOP", sendo que depois apareceram duas “surpresas”: Eduardo e Fábio Coentrão! Comparar isto a Xavi, Iniesta, Pedro, David Villa, Fernando Torres, Sergio Ramos, Piqué, entre outros, é como comparar UHF a Coldplay, algo impensável!

Infelizmente, vai ser bastante difícil voltarmos a viver este tipo de emoções num futuro próximo!

6 golos

  1. CL Says:
  2. Com que então o Pedro é um "jogador de TOP"...

    e já nem falo do Daniel Alves... pelos vistos agora já é espanhol também... daqui a nada tás a utilizar o Leo Messi ou o Keita para demonstrar a superioridade de nuestros hermanos.

    ...não era preciso tanto...

    Eles são melhores e pronto!

    Em relação ao CQ... já vai tarde. E o Gilberto devia seguir tb o quanto antes...

     
  3. Anónimo Says:
  4. Neste último Mundial, tivemos em Cristiano Ronaldo, Pepe e Ricardo Carvalho os únicos com o rótulo de "jogador TOP", sendo que depois apareceram duas “surpresas”: Eduardo e Fábio Coentrão! Comparar isto a Xavi, Iniesta, Pedro, David Villa, Fernando Torres, Daniel Alves, Piqué, entre outros, é como comparar UHF a Coldplay, algo impensável!

    Tao impensável como considerar Daniel Alves Espanhol....

     
  5. Agora que Queiroz foi, aparecem finalmente as críticas à qualidade dos jogadores.

     
  6. Boa Noite a todos,

    Peço imensa desculpa pelo meu erro! Queria dizer Sergio Ramos e não Daniel Alves, mas já estava tão empolgado a referir jogadores do Barcelona que me veio à cabeça mais um. Penso que todos perceberam o que eu quis dizer e que, de facto, os espanhóis estão noutro patamar de qualidade! E caro CL, eu não disse que o Pedro era um jogador a nível TOP, mas que é um belíssimo jogador e que caminha para tal estatuto sim, aí já posso afirmar tal coisa com convicção!

    Caro Carlos Queiroz, finalmente não, uma vez que está à vista de muito que não dá para comparar a qualidade de 2004 com a de 2010!

    Este tema é sempre muito controverso e suscita sempre muitos dilemas e pontos de vista diferentes, mas assim é que dá "pica" falar de futebol!

    Um grande abraço para todos

     
  7. rs Says:
  8. Que erro,mas pronto,tambem tens todo o direito a errar nogueira

    A qualidade é incomparavel mesmo,concordo contigo em quase tudo neste teu artigo e o Madail tem que sair

    Abraço

     
  9. john_lito Says:
  10. O problema não foi o jogo com a Espanha mas sim os jogos com a costa do marfim e depois com o brasil em que ja estando apurado parecia que nao queria ganhar para apanhar a Espanha...

    o que ele apresentou não foram resultados mas sim medo...

    Claro que a espanha é superior mas a holanda não me parece que seja...

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".