Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Ocorreu um erro neste dispositivo

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Poder Portista

Publicada por Futebol quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O mistério Fucile


Com toda a certeza que qualquer Portista, Sócio e Adepto, está de acordo que se devam fazer criticas construtivas ao Futebol Clube do Porto. A critica que aqui faço ao actual FC Porto prende-se com uma estranha ausência do Defesa Direito, Internacional Uruguaio, Jorge Fucile.

Fucile está há três épocas ao serviço dos Dragões, é um Defesa Lateral Direito que se posiciona muito bem em campo, ofensivo Q.B., quando cruza levanta a cabeça para ver a quem vai passar a bola (ao contrário do seu compatriota Álvaro Pereira que faz cruzamentos com os olhos postos na relva que pisa), defende muito bem e é Internacional pelo seu País. Brilhou, e muito, no último Mundial de Futebol que foi disputado em África, onde ajudou o Uruguai a regressar ao olimpo do Futebol e despertou desta forma o interesse de grandes Clubes Mundiais. Em resumo, Jorge Fucile é um Jogador muito mais completo do que o Romeno Sapunaru.
Sapunaru, é precisamente o inverso de Fucile no que á qualidade diz respeito. O Romeno é internacional pelo seu País, é muitocertinho” em campo, joga muito bem de cabeça (sendo desta forma uma mais valia no Jogo Aéreo Defensivo e Ofensivo dos Azuis e Brancos), mas faz muitas asneiras no que diz respeito aos cruzamentos e aos passes curtos. O simples facto de ter “estaleca” de Defesa Central e de ter físico para isto, a meu ver, não abona a seu favor nem justifica a sua titularidade em detrimento de Fucile.

Claro que muitos dirão que o Porto ganha e que há que seguir a máxima de “Equipa que ganha não se mexe”. Claro que muitos dirão que Sapunaru joga porque como tem pinta de Central, que tal possibilita a Villas-Boas jogar num sistema de 3 Centrais e conseguir que Álvaro pereira desequilibre na faixa esquerda, mas seria muito melhor que a Defesa Portista apostasse num Jogador que foi somente um dos Melhores Defesas do Uruguai no passado Mundial. E Fucile sabe defender e muito bem. Aliás, quem teve a oportunidade de acompanhar os jogos do Uruguai no África do Sul 2010, reparou que Fucile jogava no lado Direito da Defesa Uruguaia, e que era um autêntico muro de betão que não deixava passar nada. E para além desta sal enorme capacidade de defender muito e bem, Fucile tem uma boa capacidade de passe e uma excelente leitura de jogo que lhe permite lançar, muitos e bons, contra ataques.
Fica então a pergunta: Porque razão Villas aposta no Sapunaru para ocupar o lado direito da Defesa Portista em detrimento de Fucile?

Todos nós conhecemos o mau feitio que Fucile tem, assim como também é publico que a sua saída do Dragão esteve iminente, daí que eu poderia especular que esta ausência do Uruguaio se deve essencialmente a um qualquer amuo ou castigo por parte da Direcção Portista, mas não quero ir por este caminho. Não quero porque sei que um Jogador que jogou 7 Jogos Oficiais no Mundial tem muitas dificuldades em recuperar devidamente a sua forma física

Mas não deixa de ser estranho que Álvaro Pereira seja titular na Defesa Portista e apesar de ter feito exactamente o mesmo nº de jogos que Fucile no Mundial. Daí que eu diga que a ausência de Jorge Fucile do onze titular é um enorme mistério… Mistério este que ninguém quererá resolver enquanto o Futebol Clube do Porto estiver a ganhar e a jogar tão bem como está.
Crónica semanal escrita pelo bloguer The Blue One, no âmbito da parceria em vigor com o Blog A Mística Azul e Branca.

2 golos

  1. De facto, acho estranho que Fucile não jogue. Sapunaru não é assim tão mau, e acho que está no melhor momento desde que chegou ao FCP, mas o Fucile poderia trazer ainda mais acutilância ao ataque. Pode ser que hoje seja um ponto de viragem...

     
  2. E foi, pelo menos em certa parte... Jorge Fucile, está de volta à equipa titular.

    O que se passou terá sido apenas mera opção técnica, ou haveria mais algo escondido?

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".