Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Poder Portista

Publicada por Futebol sábado, 6 de novembro de 2010

Jesualdo, este tal Professor

Esta semana o Professor Jesualdo Ferreira terminou a sua aventura por Terras Espanholas, pois foi despedido pelo Dirigentes do Málaga. O Clube Espanhol vinha somando uma serie de mais resultados apesar do forte investimento que os Proprietários do Clube fizeram para a corrente Temporada.

Surpresa para alguns, uma certeza para outros, injustiça para alguns e uma confirmação para certos Adeptos do Futebol. Para mim esta demissão de Jesualdo é uma confirmação. Não é a confirmação de que o Professor é um bom ou mau Treinador, mas sim de que no FC Porto qualquer Treinador tem condições de trabalho que mais nenhum tem em lado nenhum. E são estas condições únicas que fazem com que Profissionais Medianos como Jesualdo consigam marcar a História do Dragão e do Futebol Português.

O Málaga nesta altura da sua Vida, tem um Orçamento que é 10 vezes superior ao do Clube Azul e Branco, mas Jesualdo conseguiu ser o primeiro Treinador Português a ser TetraCampeão Nacional, conquistar Taças de Portugal e SuperTaças Cândido de Oliveira. Em Espanha Jesualdo não durou mais do que 10 Jornadas da Liga Espanhola…

Bem sei que muitos me dirão que no Futebol os Orçamentos elevados nem sempre são os que mais ganham e que existem muitos exemplos disto por esta Europa fora. Mas este é um mito que é facilmente quebrado, pois muito recentemente tivemos um Inter, Barcelona e Real Madrid onde se gastam milhões de € todas as temporadas e os Troféus e campeonatos foram e ainda são uma realidade.

Muito mais importante que a vertente financeira é o ambiente que se cria para que um Treinador consiga montar a sua equipa e fazê-la entender as suas ideias. Mourinho no Inter foi o exemplo mais claro e evidente de tal facto e -lo tão bem que conseguiu que um brutamontes como Marco Materazzi chorasse como um bebé na altura da saída do Mestre Mou de Itália.

Jesualdo enquanto esteve no Futebol Clube do Porto fez o mesmo. Entre o antigo Treinador Portista e os Jogadores havia uma relação de proximidade que gerava um bom ambiente e excelentes condições para trabalhar. Inclusive o Brasileiro Hulk quando recebeu o seu Dragão de Ouro, agradeceu o tempo que passou com o Professor de Mirandela e afirmou que foi ele que o fez evoluir para o Jogador que Villas-Boas está a aprimorar. Mais palavras para quê?

Muitas Almas Penadas, feridas talvez pelo seu facciosismo e falta de carácter, afirmam que tudo isto se deve á Corrupção e á Compra de Jogos…. Como estão enganadas. O que sucede é que no FC Porto trabalha-se para o êxito e dá-se excelentes condições de trabalho a quem entra naquela casa pela primeira vez… Uma cosia é certa: Todos saem de lã Campeões e a perceber o que quer dizer verdadeiramente a frase “A vencer desde 1893”.

Termino com um apelo á não-violência no próximo FC Porto x SL Benfica no Estádio do Dragão. È um facto que o Presidente do Benfica e a sua Direcção acenderam fogueiras que não conseguem apagar e que tem provocado e difamado vezes sem conta o Futebol Clube do Porto e os seu s Adeptos, mas cabe-nos a nós Adeptos do Dragão dar o exemplo e deixa-los a falar sozinhos, pois os Jogadores de Azul e Branco vestido dar-lhes-ão o devido castigo no campo onde se decide verdadeiramente quem é o Melhor.

Crónica semanal escrita pelo bloguer The Blue One, no âmbito da parceria em vigor com o Blog A Mística Azul e Branca.

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".