Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Fundos financeiros, a solução dos adeptos

Publicada por Futebol quarta-feira, 22 de abril de 2009

Por mais de uma vez a força dos adeptos dos clubes foi questionada, mas em tempos de dificuldades financeiras, ou administrativas, aqueles que todos os dias seguem a actividade do seu clube, pode ser a última solução para a sua salvação. A união dos adeptos de determinado clube, movidos por objectivos financeiros, nasce normalmente da insatisfação em relação ao destino que o clube está a tomar, nomeadamente em termos de gestão e administração.

Embora este fenómeno seja novo no mundo do futebol, a crise financeira tem sido a fonte de novas associações e organizações de adeptos, atentas ao desenvolvimento e gestão dos seus clubes. Nos últimos anos principalmente em Inglaterra surgiram organizações e associações de adeptos, que através de fundos financeiros procuram restituir aos seus clubes a estabilidade perdida. As mais antigas originaram mesmo outros clubes, mas as mais recentes têm um papel activo e interventivo, exigindo medidas administrativas drásticas e afirmando-se mesmo com alternativas de gestão.

Liverpool FC

Há mais de um ano que se discute a viabilidade financeira do Liverpool. Após a aquisição do clube por parte de dois milionários Americanos, dos constantes rumores de que o clube estava falido e por fim do aumento escandaloso do preço dos bilhetes, a insatisfação dos adeptos do Liverpool culminou com a criação de um fundo financeiro chamado “ShareLiverpoolFC“, que através de mais de 50.000 adeptos, têm como objectivo juntar o capital necessário para comprar as acções detidas pelos dois empresários.

Manchester United FC

O Manchester United embora sendo um clube com sucesso desportiva e financeiramente, também não escapa à insatisfação dos seus adeptos e em resposta à aquisição do clube pela família Grazer, os adeptos o United foram os primeiros a criar um fundo, na intenção de readquirir o clube à família Americana. O “Manchester United Supporters Trust” com os seus mais de 30.000 associados, é a solução dos adeptos à aquisição do clube por estrangeiros.

Estes dois exemplos, revelam que os adeptos são os donos do jogo e embora muitas vezes esse facto seja esquecido pela nova vaga de gestores. É preciso lembrar que o futebol só existe pelos adeptos e para os adeptos, algo que tem sido menosprezado pelos maiores administradores do futebol Europeu e Mundial.

Texto: www.futebolfinance.com

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".