Aproxima-se a reabertura do mercado e os sinais indicam que o Sporting tenciona reforçar o seu plantel já em Janeiro. O presidente José Eduardo Bettencourt já comentou a sua insatisfação por não ter conseguido colocar ao dispor de Paulo Bento, os recursos que poderiam ser mais adequados para os objectivos da equipa para esta época.
Depois da aprovação de um plano de reestruturação financeira, apresentado com o objectivo de garantir outra disponibilidade financeira para o clube, será que mesmo sem o este plano já estar em curso, o Sporting conseguirá fazer uma abordagem adequada ao mercado?
Diz-nos a história recente que o mercado de Inverno não costuma trazer grandes novidades ao clube, exceptuando na época 1999-2000 onde as entradas de César Prates, André Cruz e Mbo Mpenza se revelaram fundamentais para a conquista do título que quebraria um jejum de 18 anos sem a vitória no campeonato nacional. Após estas operações, existe uma numerosa lista de atletas que ficam na memória dos sportinguistas infelizmente pelas piores razões.
Com expectativas elevadas, os sportinguistas esperam algum tipo de alterações no futebol do Sporting e parece que as mesmas não serão - pelo menos para já - ao nível do treinador. Virá aí algum tipo de contratação sonante ou apenas alguns ajustes em sectores que necessitam de ser reforçados?
Seja como for, a ponderação terá sempre de ser a palavra de ordem. O Sporting não vive de forma desafogada e não se pode dar ao luxo de repetir alguns dos erros recentes e o mercado de Inverno poderá nem sequer colocar à disposição dos clubes qualquer atleta verdadeiramente interessante. Importa também ter noção que mais do que uma solução momentânea, o Sporting precisa de entrar finalmente nos carris e de forma a garantir algum tipo de sustentabilidade e depositar confiança nos adeptos. Um simples empréstimo pode introduzir algum nível de qualidade durante seis meses mas no final da época corre-se o risco de viver uma história repetida vezes sem conta.
Os sportinguistas esperam destreza e acima de tudo, visão estratégica.
*crónica escrita para o Futebol "O desporto rei" , pelo "ANortedeAlvalade", no âmbito da parceria em vigor.
Este Di Maria.....
Há 5 horas
E a partir de agora, além de termos que pensar em jogadores, teremos também que pensar num treinador. Pailo Bento já não é 4ever