Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Parceria RefereeTip

Publicada por Futebol quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Principais "casos" da 10ª jornada

Tal como já é habitual todos os inícios de semana, aqui está a parceria com o blog RefereeTip, a mesma consiste na análise aos "casos" da jornada. Com a ajuda do RefereeTip, aqui ficam as análises aos mesmos:

Lance1 - Leixões vs Nacional


Todos os lances deste jogo, poderão ser vistos neste vídeo.

Aos 17 minutos, após cruzamento para a área do Leixões, Nuno Silva coloca a mão na bola, originando o primeiro ‘penalty’ para o Nacional, convertido por Edgar Silva. Na sequência da falta, Nuno Silva é admoestado com cartão amarelo. Contudo os leixonenses queixam-se que existe antes falta sobre Nuno Silva.

Análise: Pelas imagens disponíveis não é possível aferir se houve falta do atacante, pelo que, aparentemente, a decisão do árbitro foi correcta.

Lance 2 - Leixões vs Nacional

Aos 21 minutos João Capela mostrou cartão vermelho a José Manuel, após este travar contra-ataque perigoso, conduzido por Leandro Salino. Situação para amarelo ou vermelho?

Análise: O árbitro expulsou o jogador não por este travar qualquer ataque, mas sim, porque considerou que o jogador teve um acto de conduta violenta ao pontapear o adversário sem qualquer hipótese de jogar a bola (agressão).

Lance 3 - Leixões vs Nacional

O segundo vermelho do desafio surgiu aos 29 minutos, para Nuno Silva, que levou novamente o amarelo por mais uma falta na área do Leixões, causando novo castigo máximo a beneficiar os insulares. Ficam dúvidas se será mesmo infracção do defesa sobre Edgar Silva, que se encarregou de apontar o segundo golo do Nacional.

Análise: As imagens permitem-nos ver que o jogador defensor rasteira o atacante por chegar com o pé atrasado à bola, apenas acertando no pé do adversário. A falta foi bem assinalada.

Perto do intervalo, Camora cai na área encarnada, após lance com Maxi Pereira, Lucílio Baptista nada assinalou.
Ver lance

Lance 4 - Benfica vs Naval



Perto do intervalo, Camora cai na área encarnada, após lance com Maxi Pereira, Lucílio Batista nada assinalou.

Análise: Neste lance não existe dúvida que o jogador Camora é carregado pelo defensor do Benfica. Esta carga foi efectuada na disputa da bola com esta a uma distância jogável.
Nestes lances o que define se deve ou não ser assinalada falta é a força com que a carga é efectuada. Se o árbitro entender que a carga é feita com força excessiva, deverá assinalar falta. Neste caso o árbitro terá considerado que a carga foi feita com uma força aceitável, não passível de ser punida com livre directo.

A análise aos lances foi efectuada pelo bloguer RefereeTip Manager, um exclusivo para o Futebol "O desporto rei".

1 Responses to Parceria RefereeTip

  1. Zé Luís Says:
  2. Ponto prévio:
    não coloco em causa a boa intenção deste blog "convidar" o Referee Tip para os efeitos que julga aconselháveis de dar uma visão avalizada sobre a arbitragem e lances polémicos dos jogos.

    Mas uma vez consultei o Referee Tip e deixei lá um reparo, muito concreto, que agora terei de repetir. Sem saber que especialistas aqui trazem a sua visão dos lances, mesmo presumindo que são (ou foram) árbitros, e condescendendo até com a sua costumeira atitude corporativa de não beliscar os árbitros, volto a pisar o tema. E, para mim, reitero que tenho pouca vontade e nenhum interesse em repetir-me, sendo que esta mensagem, obviamente, será lida da mesma forma que o foi no referido blog quando lá, há uns meses, contestei algumas observações ali feitas.

    Na análise aos lances do Leixões-Nacional, as dicas aqui deixadas vão no sentido de:
    1) dar opinião concreta sobre as ilegalidades: o primeiro penálti, a expulsão de Zé Manel (que eu concordo) por conduta violenta e o segundo penalti. Neste caso, por exemplo, descortinam uma falta que eu não vejo, o Nuno Silva a tocar no pé do avançado do Nacional.
    2) a tendência é dar opinião e confirmar que o árbitro agiu correctamente.

    No caso do penálti de Maxi Pereira, a técnica é:
    1) abordar a leitura das imagens sem dar uma opinião;
    2) concluir por uma coisa vaga tipo se o árbitro achou assim é assim que está bem.

    Lindo serviço.

    Quer dizer, no lance há uma atitude física de um defesa para um avançado. Podiam dizer-me, o que nem é o caso, que o defesa, com 95kg de peso, encostando-se ao avançado, de 65kg de peso, naturalmente fez valer a sua massa corporal.

    Mas isto, note-se bem, é quando a legal disputa física, admitida nas Regras do Jogo, é feita lealmente e com determinadas partes do corpo. O chamado ombro-a-ombro, em suma.

    Ora, o Referee Tip não vê que Maxi não disputa o lance ombro-a-ombro, onde a sua força poderia legalmente prevalecer.

    O que se vê, claramente, é que é o braço e o movimento ostensivo do braço a afastar o jogador da Naval, projectando-o para fora do lance. Há, isso sim, um braço que empurra e isso é claramente à margem das leis.

    Ora, neste caso, além de não ver a diferença do que se observa e o que conclui na sua análise, o Referee Tip faz o mesmo que lhe observei uma vez.

    Acho inadmissível, se for um árbitro a julgar assim. E inaceitável que isto passe assim, a jeito de uma opinião fundamentada sem ter coragem de concluir pela ilegalidade do lance, não sendo como o descreveu.

    É por estas e por outras que detesto árbitros portugueses, sabendo também identificar os maus árbitros estrangeiros.

    Lucílio Baptista já nos habituou, infelizmente e longamente, a todos os desvarios e manigâncias de decisões erradas.

    O Referee Tip já me deu a conhecer que procedimentos e alegados conhecimentos e pedagogia pratica.

    Não espero, como da outra vez no seu blog, uma resposta ou contra-argumentação.

    E decerto não mais comentarei algo que dali venha.

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".