O Malawi venceu esta tarde a Argélia por 3-0, em jogo a contar para a 1ª Jornada do Grupo A da Taça das Nações Africanas, disputado no Estádio 11 de Novembro, em Luanda (Angola).
Com este resultado, a equipa do técnico Kinnah Phiri assume o primeiro lugar do grupo, com mais 2 pontos que Angola e Mali, que empataram ontem num encontro espectacular.
Crónica do Jogo:
Perante cerca de 1000 espectadores, nada parecido com a enchente que se tinha verificado no dia anterior, o Malawi dominou todo o encontro, "banalizando" a selecção argelina, que se apresentou em Luanda bastante apática e sem soluções para travar a criatividade dos jogadores contrários.
Aos 17 minutos, Mwafulirwa aproveitou um resalto de bola dentro da grande área argelina para fazer o primeiro golo do encontro, pondo em delírio as poucas dezenas de adeptos do Malawi presentes no anfiteatro angolano.
Dezoito minutos depois, Kafoteka (de cabeça) elevou para 2-0, após um falhanço do guardião argelino Chaouchi.
Ao intervalo, com 2-0 na "bagagem", o treinador do Malawi (não acreditando numa recuperação surpresa como a que aconteceu no Angola-Mali) resolve fazer algumas substituições, tentando gerir o resultado e o reduzido plantel.
Assim, na segunda metade o Malawi apenas fez um golo (Banda, aos 49 minutos), perdendo uma excelente oportunidade de construir um resultado histórico frente à selecção argelina.
Apesar de não terem goleado a Argélia, os jogadores do Malawi já entraram na história da CAN, pois nunca tinham vencido um encontro nesta competição, nem estado na liderança isolada de um grupo, neste caso, composto por 3 fortes selecções (Angola, Argélia e Mali).
Sob arbitragem de Benji Diatta (Senegal), as equipas alinharam com:
MALAWI - Sanudi; Kafoteka, Mponda, Sangala e Chavula; Wadabwa, Banda, Kanyenda e Mwakasungula; Kamwendo e Mwafulirwa
ARGÉLIA - Chaouchi; Bougherra, Halliche, Zaoui, Matmour; Yebda, Mansouri, Ziani, Belhadj; Saïfi e Ghezzal.
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Sanudi (81') e Ziani (83')
Modalidades: revista da semana
Há 18 horas
0 golos