Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

O que é a lógica interna do jogo?

Publicada por João Henrique T.L.C segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Garganta nos diz que a lógica interna do jogo é o produto da interação contínua entre as principais convenções do regulamento e a evolução das soluções práticas encontradas pelos jogadores, decorrentes das suas habilidades táticas, técnicas e físicas. Acredito que devemos também acrescentar o fator mental, que muitas vezes tendo a acreditar que é o mais importante para o jogador, principalmente depois que estou lendo o livro Inteligência Emocional do doutor Daniel Goleman, que inclusive já abordamos aqui no blog e recomendo a leitura, pois essa "simples" leitura nos leva a compreender melhor o homem e o futebol. Já Leitão nos diz que a lógica do jogo é a estrutura maior que vai orientar as dinâmicas de uma partida.

Apesar de linguisticamente as concepções parecerem diferentes, todas elas querem dizer uma mesma coisa, não há divergência. Juntando as duas opiniões podemos considerar que a lógica do jogo é a correlação entre o regulamento do jogo e o jogar das equipes buscando cumprir com eficácia a ordem de nossa equipe e a tentativa de aproveitar possiveis desordens que estejam acontecendo na equipe adversário.

Vamos ilustrar com uma situação hipotética: A seleção brasileira esta enfrentando a seleção argentina. O Brasil passa todo o jogo apresentando uma transição defensiva demorada e a Argentina apresentando uma transição ofensiva também demorada, isto é, que não visa o ataque imediato ao Brasil.

Agora vejamos, a seleção argentina preconizava em seu modelo de jogo essa transição ofensiva "lenta", contudo, a lógica interna do jogo a deixou claro em todos os momentos que a seleção argentina teria que fazer uma transição ofensiva rápida para obter êxito, mas mesmo assim a Argentina não fez essa transição ofensiva rápida e dessa maneira não cumpriu a lógica interna do jogo.

Veja que a lógica interna do jogo existe e esta aí para quem a quiser ver, mas não basta ver a lógica precisa-se também interpretá-la, e isto são poucos que sabem fazer.

O não cumprimento da lógica interna do jogo pode não fazer uma equipe perder mas com certeza há fará ganhar com eficácia.

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".