O F.C. Porto venceu esta noite o Sporting por 5-2, em jogo a contar para os Quartos-de-Final da Taça de Portugal, disputado no Estádio do Dragão, na cidade invicta.
Com este triunfo, a equipa portista fica agora à espera da resolução dos restantes desafios desta eliminatória, para ficar a conhecer os prováveis adversários nos encontros da Meia-Final.
Crónica do Jogo:
Apesar de não poder contar com alguns dos habituais titulares (Helton, Bruno Alves, Raul Meireles, Christian Rodriguez e Hulk são apenas alguns exemplos), o F.C. Porto entrou a "todo o gás" e em apenas 15 minutos fez 7 remates à baliza de Rui Patrício.
O guardião leonino ainda foi resolvendo aos lances mais perigosos, mas, ao 18º minuto, Rolando inaugura o marcador, após um pontapé de canto apontado por Fernando Belluschi.
Sem poder contar com Yannick Djálo e Simon Vukcevic, o Sporting lançou-se em busca do empate, que conseguiu obter aos 22 minutos, depois de uma "bomba" de Marat Izmailov. O guardião portista, Beto, ainda toca na bola, mas esta levava "selo de golo" e só parou no fundo das redes da baliza "azul e branca".
Após este golo, a partida baixou de ritmo e emoção até ao "aparecimento" de Falcão, que revolucionou a história do jogo.
Aos 34 minutos, o colombiano consegue libertar-se da marcação de 3 defesas leoninos e faz o 2-1, para delírio dos cerca de 30.000 adeptos portistas presentes nas bancadas do Dragão.
A 3 minutos do intervalo, o mesmo Falcão foge a toda a defesa leonina e, de cabeça, coloca o F.C. Porto a vencer por 3-1, resultado que se verificava quando o árbitro apitou pela última vez na primeira parte.
No início da segunda metade, Carlos Carvalhal trocou Carlos Saleiro por Florence Sinama-Pongolle para tentar virar o rumo dos acontecimentos.
Porém, o F.C. Porto voltou a entrar muito forte e Silvestre Varela (curiosamente formado na Academia do Sporting) marcou o 4-1, aos 48 minutos.
Pouco depois, uma "bomba" de Mariano Gonzalez fez "levantar o estádio", mas Rui Patrício ficou "pregado ao solo" a ver a bola entrar nas sua baliza pela 5ª vez.
Após este lance espectacular, o jogo entrou numa espécie de "marasmo", pois o F.C. Porto resolveu baixar o ritmo, enquanto o Sporting resolvia "atirar a toalha ao chão".
Já nos descontos, Liedson, para não perder o jeito, inventa uma jogada que termina em golo, reduzindo assim os "estragos" de uma noite que os "leões" vão querer esquecer rapidamente.
Ficha do Jogo:
Estádio: Dragão, no Porto.
Árbitro: Paulo Baptista (AF Portalegre)
F.C. PORTO - Beto; Jorge Fucile, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira; Fernando, Belluschi, Ruben Micael e Mariano González; Silvestre Varela e Radamel Falcão.
Jogaram Ainda: Tomás Costa, Valeri e Orlando Sá
Suplentes não utilizados: Nuno, Miguel Lopes, Nuno André Coelho e Guarin.
SPORTING - Rui Patrício; João Pereira, Tonel, Daniel Carriço e Leandro Grimi; Miguel Veloso, Adrien Silva, João Moutinho e Marat Izmailov; Carlos Saleiro e Liedson.
Jogaram Ainda: Matias Fernandez, Florence Sinama-Pongolle e Bruno Pereirinha
Suplentes não utilizados: Tiago, Abel, Anderson Polga e Hélder Postiga.
Acção Disciplinar: Cartão amarelo para Adrien Silva (23'), Leandro Grimi (31'), Rolando (32'), Daniel Carriço (38') e Silvestre Varela (48').
0 golos