O Sp. Braga venceu esta noite o Rio Ave por 1-0 em jogo a contar para a 23ª Jornada da Liga Sagres, disputado no Estádio Axa, na cidade dos arcebispos.
Com este resultado, e porque o Benfica ainda não jogou o seu encontro desta ronda, os bracarenses reassumem a liderança da competição, com os mesmos pontos dos "encarnados".
Crónica do Jogo:
Apesar do Sp. Braga precisar de pontos para não deixar fugir o Benfica na luta pelo título, os pupilos de Domingos Paciência entraram muito nervosos e desconcentrados.
Perante a apatia "arsenalista", o Rio Ave começou a atacar com perigo a baliza do internacional português Eduardo.
Só que, contra a corrente do jogo, Andrés Madrid marca o golo do Sp. Braga e muda por completo os acontecimentos.
Motivados pelo golo, os jogadores bracarenses começaram a jogar melhor, pois já falhavam menos passes e estavam visivelmente mais confiantes.
Até ao intervalo, o Sp. Braga esteve "por cima" e, devido a esse facto, o resultado de 1-0 no tempo de descanso era justo e aceitável.
No início da segunda parte, o Rio Ave voltou "à carga" e criou algumas oportunidades de golo, mas não conseguiu concretizar nenhuma, graças às excelentes intervenções de Eduardo e dos seus companheiros de defesa.
A meio da segunda metade, o Sp. Braga equilibrou o jogo e tentou, timidamente, chegar ao golo que "mataria" por completo a partida.
Porém, quando se pensava que os bracarenses iam fazer um "forcing" final, foi o Rio Ave quem "encostou às cordas" o adversário, valendo novamente ao Sp. Braga as espantosas defesas de Eduardo.
Após este triunfo, a formação de Domingos Paciência terá que esperar até amanhã para saber qual será a situação antes do encontro com o Benfica, que poderá decidir tudo (em caso de vitória do Benfica) ou baralhar ainda mais as contas da Liga Sagres.
POSITIVO - A atitude guerreira dos jogadores do Rio Ave, que por pouco não voltavam a surpreender os bracarenses, depois do empate na 1ª Volta e da eliminação na Taça de Portugal
NEGATIVO - Alguns períodos de jogo da equipa bracarense; um candidato ao título não pode ter momentos de pura desconcentração
Sob arbitragem de Jorge Sousa (AF Porto), no Estádio Axa, as equipas alinharam com:
SP. BRAGA - Eduardo; Filipe Oliveira, Moisés, André Leone e Evaldo; Andrés Madrid, Hugo Viana e Alan; Márcio Mossoró, Matheus e Rentería.
RIO AVE - Carlos; Zé Gomes, Gaspar, Fábio Faria e Sílvio; Vítor Gomes, Wíres e Tarantini; Bruno Gama, Sidnei e Bruno Fogaça
0 golos