O F.C. Porto venceu esta noite o V. Guimarães por 3-0, em jogo a contar para a 27ª Jornada da Liga Sagres, disputado no Estádio do Dragão, na cidade invicta.
Com esta vitória, os "azuis e brancos" garantem o 3º lugar e ficam à espera de uma eventual "escorregadela" do Sp. Braga, para entrarem na luta por um lugar nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.
Crónica do Jogo:
Sem qualquer pressão por causa dos pontos, o F.C. Porto entrou em campo com a habitual "autoridade" sobre o adversário.
Apesar de não poder contar com Rúben Micael (castigado) e Helton (lesionou-se no aquecimento), Jesualdo Ferreira construiu uma equipa forte e determinada em ultrapassar mais um difícil obstáculo numa caminhada onde parece que só está em jogo a honra dos "dragões".
Já o V. Guimarães luta desesperadamente por um lugar na Liga Europa e apresentava-se no campo do F.C. Porto sem algumas das suas habituais "peças", que estavam castigadas devido à "guerra minhota" travada na Pedreira de Braga há 2 semanas.
Em relação ao jogo propriamente dito, este começou num sentido e acabou no sentido contrário, mas apenas porque as equipas mudaram de campo ao intervalo (como é habitual), pois o F.C. Porto dominou os acontecimentos do primeiro ao último minuto.
O atacante colombiano Falcão (aos 3' e 20'), o médio argentino Fernando Belluschi (aos 6') e o atacante brasileiro Hulk (aos 8') criaram as primeiras oportunidades para inaugurar o marcador, só que Nílson, mais uma vez, estava em noite inspirada e travou os intentos dos adversários.
Aos 28 minutos, mais um "show" sul-americano deu ao F.C. Porto o primeiro golo da partida: Valeri cruzou, Falcão desviou e Hulk marcou, lançando a festa nas bancadas do Dragão. O tento acabou por ser dedicado a Sapunaru (ex-jogador do F.C. Porto e tal como Hulk castigado no "caso do túnel da Luz"), pois o "incrível" agarrou numa camisola com o número 21, correu pelo relvado fora e atirou-a para o meio da claque dos "Super Dragões".
Depois do golo, os "azuis e brancos" baixaram o ritmo e Beto começou a ter algum trabalho, defendendo dois remates perigosos de Rui Miguel e Moreno.
Já em tempo de descontos, Guarín (com um remate por cima da barra) e Desmarets (com um "tiro à queima roupa" de Beto) poderiam ter alterado o marcador, mas este manteve-se no 1-0 até ao intervalo.
Na segunda parte, mais do mesmo, ou seja, o F.C. Porto a rematar e a desperdiçar, e o V. Guimarães a defender (não se percebeu para quê) a magra desvantagem.
Aos 56 minutos, Guarín faz o 2-0, com um potente remate a mais de 30 metros da baliza de Nílson e, pouco depois, Álvaro Pereira, Hulk e Falcão voltam a desperdiçar mais um par de boas oportunidades.
A jogar completamente à vontade, o F.C. Porto tardava em marcar o 3º golo, pois os jogadores sul-americanos estavam em noite pouco iluminada, e os atletas portugueses estavam completamente ás escuras.
Aos 79 minutos, caí do céu uma grande penalidade alegadamente inventada pelo árbitro (as imagens não são esclarecedoras), e Falcão aproveita para fazer o 3-0 e igualar Óscar Cardozo no topo da lista dos Melhores Marcadores.
Até ao apito final do lisboeta Duarte Gomes, os "azuis e brancos" voltaram a desperdiçar mais uma quantidade de boas oportunidades, que a serem concretizadas poderiam dar um resultado histórico no Estádio do Dragão.
Uma última nota para referir que no dia em que o F.C. Porto ficou matematicamente afastado do título, o capitão Bruno Alves recebeu das mãos de um elemento da LPFP o título de campeão português, referente à época 2008/2009.
Ficha do Jogo:
Estádio: Dragão, no Porto
Árbitro: Duarte Gomes (AF Lisboa)
F.C. PORTO - Beto; Jorge Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Fernando, Guarín, Valeri e Fernando Belluschi; Hulk e Falcão
Jogaram Ainda: Raul Meireles, Miguel Lopes e Ernesto Fárias
Suplentes não utilizados: Helton, Maicon, David Addy e Orlando Sá
V. GUIMARÃES - Nilson, Alex, Gustavo Lazzaretti, Leandro e Bruno Teles; Moreno, Renan, Nuno Assis e Desmarets; Rui Miguel e Douglas
Jogaram Ainda: Jorge Gonçalves, Hugo Custódio e Fábio Felício
Suplentes não utilizados: Serginho, Milhazes, Paulo Oliveira e Carlitos
Disciplina: Cartão Amarelo a Bruno Alves (59'), Gustavo Lazaretti (79'), Douglas (82'), Álvaro Pereira (88´) e Raul Meireles (89')
Outros resultados de jogos realizados hoje:
Belenenses - Rio Ave, 0-0
Nacional - U. Leiria, 1-0
(Oldoni, 20; Diego, 56)
Académica - Benfica, 2-3
(Diogo Gomes, 29; William Tiero, 88) (Weldon, 3 e 42; Rúben Amorim, 80)
mais do mesmo os curroptus a marcar fora de jogo claricimo nao a duvida que isto nao vai mudar asim se fizerao canpeoes estes anos todos viva a corrupcao em purtugal
Fora de jogo?????? Só se foi na tua cabeça.