Na Crónica da semana passada abordei o tema do futuro da equipa Portista. Os Dragões, se quiserem voltar a repor a Justiça no Futebol Português, terão de promover uma enorme alteração no Plantel (e não só) mantendo a Mística e a Vontade de Vencer que caracteriza todas as Equipas do Futebol Clube do Porto.
A minha análise começou por um sector muito delicado e ingrato. A Baliza é com toda a certeza o sector que é mais difícil de se organizar e de se reforçar, dado que quando o Guarda-redes falha é uma “besta” e quando este defende tudo ninguém se lembra dele. Assim não há jogador que resista nem Direcção que consiga fazer seja o que for pelo seu Clube. Mas como há que tomar decisões, eu mantinha Helton, Beto e promoveria um Jovem da Formação Portista para o por a “rodar” e assim tentar formar um futuro Guardião Português.
Dito e analisado o que faria quanto á Baliza Portista, eis que teria como próxima prioridade uma possível remodelação da Defesa. Digo possível porque se há sector que o FC Porto reforçou muito bem, nesta época que está a terminar, foi a Defesa, pois Maicon e Nuno André Coelho são dois Centrais jovens (21 e 24 anos respectivamente) e com uma enorme margem de progressão. Maicon é um Central alto, que joga bem de cabeça e que tem um tempo de desarme excepcional e Nuno Ande Coelho, apesar de ter sido “queimado” pelo Professor em Londres (coisa que já é habito em Jesualdo no que toca ao lançamento de Jovens da Formação Portista), não deixa de ser um “Clone” perfeito do enorme Ricardo Carvalho.
O grande problema destes dois jovens Atletas, ou melhor, os dois grandes “problemas” são Bruno Alves e Rolando… Bruno Alves é o Verdadeiro Capitão do Futebol Clube do Porto e é o símbolo máximo da equipa Portista da actualidade, pois é este quem “carrega” a Mística do Dragão, para além de que o Capitão sente a Camisola Azul e Branca como nenhum outro do plantel e se aliarmos isto á sua qualidade como Central que rivaliza com a dos Melhores do Mundo temos aqui a explicação para que Maicon e Nuno A. Coelho não tenham conseguido alcançar a titularidade. E claro que Rolando é também um grande culpado desta passagem para segundo plano de Maicon e Companhia, dado que este Cabo-verdiano que se naturalizou Português, é de uma qualidade impressionante e o seu sentido posicional faz com que este seja um autêntico Muro Defensivo por onde quase nenhum Avançado consegue passar.
Portanto, no que diz respeito aos Centrais eu sigo a máxima de “se mexer estraga” e faria tudo e mais alguma coisa para manter o Capitão Bruno Alves para que a Mística Portista se mantenha nos anos que se seguem. Quanto a Rolando, tendo em consideração que o Dragão vende os seus Activos por um Preço muito elevado e com sucesso e que Rolando é um Central de muita qualidade, venderia o Passe deste Jogador e traria Maicon ou Nuno André Coelho á titularidade da Defesa Central Portista, dando assim continuidade á formação de Jovens promessas do Futebol “Tuga” ou rentabilizando o negócio Maicon.
Quanto aos Laterais, com toda a certeza que manteria Álvaro Pereira, se bem que este é um Jogador de qualidade muito mediana mas Addy ainda não mostrou ser uma alternativa ao Uruguaio, uma vez que só fez um único Jogo Oficial. E se for bem trabalhado, o Álvaro poderá dar um lucro muito bom no futuro quando o Porto decidir vender o seu Passe. No que diz respeito a Fucile, apesar de eu ser um grande admirador das suas qualidades e polivalência, procuraria vender este Jogador e desta feita fazer um bom encaixe financeiro com a sua Venda e com a redução da massa salarial que neste momento é elevadíssima no que diz respeito aos Jogadores. Apostaria muito e bem em Miguel Lopes para segurar o lado direito da Defesa Azul e Branca e desta feita “ressuscitaria” o saudoso Paulo Ferreira, sendo que para suplente do Miguel Lopes iria buscar um jovem da Formação, dando assim, mais uma vez, continuidade e utilidade ao Dragon Force.
Crónica semanal escrita pelo bloguer The Blue One, no âmbito da parceria em vigor com o Blog A Mística Azul e Branca.
0 golos