O Benfica foi o justo campeão e o país vestiu-se de vermelho. Uma semana depois o Porto ganhou a taça e o azul brilhou um pouco por todo o lado. Acabou a competição nacional por agora e enquanto aguardamos as emoções do Mundial da África do Sul vamos vibrando com as mexidas no mercado.
Não deixa de ser curioso como aqueles que, como eu, gostam e seguem futebol, vibram mesmo nesta fase mais parada. Mais ainda quando existem questões tão importantes como a de quem vai treinar o Porto para a próxima época, ou como vai o Sporting renovar a equipa, é quase excitante seguir a passo e passo todas as noticias. Torcer para que o clube do nosso coração se reforce bem, com jogadores brilhantes e cheios de mística. Mesmo as lutas entre clubes por certos jogadores são emocionantes.
A comunicação social é que lucra. Aliás, tudo isto é mais emotivo precisamente por causa dos media. Muita especulação, muita invenção e muita mentira para se poder alimentar a máquina informativa. No meio de toda a critica que possamos fazer a tudo isto acho que quase todos nós gostamos de nos envolver, de nos embrenhar,de ver quais são as últimas noticias e depois chegar ao café e comentar com os amigos quão ridículas ou extraordinarias são.
Faz parte de nós como adeptos de futebol criticar os jornais, chamá-los de tendenciosos, mentirosos, acusa-los de fazerem qualquer coisa para venderem. Mas no fundo também isso nos faz gostar ainda mais deste mundo que seguimos. Também isso une adeptos, alimenta paixões e até fomenta tradições.
Tudo isto nos prende ainda mais, e eu pergunto a quem ler isto: Será que se tudo e todos no mundo do futebol fosse claro, honesto e justo a emoção seria a mesma? Claro que não estou a dizer que é bom que haja corrupção, violência ou qualquer outro extremo. Mas uma boa intriga, daquelas que não fazem grande mal a ninguém, até sabe bem. O que acha?
Vamos vibrando com tudo isto por agora, enquanto aguardamos ansiosos por um dos maiores (senão o maior) espectáculos desportivos do mundo. Venha daí o Mundial de Futebol!
0 golos