F.C. Porto venceu esta noite o Benfica por 3-1, em jogo a contar para a 29ª e penúltima Jornada da Liga Sagres, disputado no Estádio do Dragão, na cidade invicta.
Com este resultado, e a vitória do Sp. Braga sobre o Paços de Ferreira por 1-0, a questão do título fica adiada para a derradeira ronda, bastando ao "encarnados" apenas 1 ponto para festejarem o seu 32º título nacional.
Crónica do Jogo:
Depois de uma semana muito "quente", devido ao ambiente que rodeou o encontro, F.C. Porto e Benfica entraram em campo dispostos a cumprir as promessas que tinham feito horas antes, ou seja, vencer de modo a garantirem os seus objectivos: a conquista do título, por parte das "águias", e a subida ao 2º lugar da Liga Sagres, por parte dos "dragões".
A partida foi muito equilibrada até aos 42 minutos, altura em que Bruno Alves, de cabeça e após um pontapé de canto apontado por Belluschi, consegue enganar Quim, inaugurando assim o marcador.
Pouco depois, Olegário Benquerença dava por terminada a primeira parte, num autêntico ambiente de "festa rija", pois o Estádio do Dragão estava quase lotado por adeptos portistas, que não quiserem perder, por nada deste mundo, mais um "clássico dos clássicos".
Porém, o Benfica entrou "a todo o gás" no início da segunda parte, e Luisão empatou a partida aos 57 minutos, deixando o anfiteatro portista no mais profundo silêncio.
O empate durou pouquíssimo tempo, pois aos 60 minutos Ernesto Fárias conseguia marcar o 2-1, dando mais uma "onde de felicidade" aos sócios e simpatizantes "azuis e brancos".
Vendo a possibilidade de festejar o título já hoje a esfumar-se, o Benfica lançou-se ao ataque, mas sem efeitos práticos, já que Beto e toda a sua defensiva mostravam-se intransponíveis.
Aos 83 minutos, e numa jogada aparentemente inofensiva, Fernando Belluschi tira "um coelho da cartola" e marca um golão de fazer "levantar um estádio", selando assim o 3-1 final.
Uma última nota para referir apenas que Olegario Benquerença mostrou 11 cartões amarelos e 1 vermelho (a Jorge Fucile), mas "esqueceu-se" de exibir o vermelho directo a Maxi Pereira, por falta sobre Álvaro Pereira, quando este caminhava isolado para a baliza de Quim.
Ficha do Jogo:
Estádio: Dragão, no Porto
Árbitro: Olegário Benquerença (AF Leiria)
F.C. PORTO - Beto; Jorge Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Guarín, Fernando, Raul Meireles e Fernando Belluschi; Hulk e Ernesto Fárias
Jogaram Ainda: Miguel Lopez, Christian Rodriguez e Tomás Costa
Suplentes não utilizados: Nuno, Valeri, Maicon e Orlando Sá
BENFICA - Quim; Maxi Pereira, Luisão e David Luiz; Javi Garcia, Ramires, Carlos Martins e Angel Di María; Fábio Coentrão, Javier Saviola e Óscar Cardozo
Jogaram Ainda: Pablo Aimar, Weldon e Alan Kardec
Suplentes não utilizados: Moreira, César Peixoto, Luís Filipe e Miguel Vítor
Disciplina: Cartão amarelo a Jorge Fucile (6' e 52'), Angel Di María (7'), Fábio Coentrão (13'), Javi García (41'), Raul Meireles (45'), Bruno Alves (57'), Luisão (58'), Fernando (64'), Ramires (78') e Maxi Pereira (90'). Cartão vermelho para Jorge Fucile (52')
Resultados desta 29ª jornada:
Sporting-Naval, 0-1
(Fábio Júnior 63')
Sp. Braga-P. Ferreira, 1-0
(Meyong 55')
Académica-Nacional, 3-3
(Hélder Cabral 7', Miguel Fidalgo 74', Éder 75'; Diego Barcellos 1', Edgar Silva 41', João Aurélio 90'+5)
Marítimo-V. Setúbal, 2-0
(Tchô 19', Kléber 86')
Rio Ave-V. Guimarães, 0-0
Belenenses-U. Leiria, 5-2
(Lima 9', Zé Pedro 15' g.p., Mustafá 51', Miguelito 68', André Pires 78'; Cássio 6', Marco Soares 45'+2)
Olhanense-Leixões, 1-0
(Djalmir 86')
E pronto, banho de JF a JJ e o FCP a estragar a festa dos 6 milhões. Andavam tão convencidos, que pensavam que seriam favas contadas, azar dos azares, saíu-lhes a fava.