Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

Poder Portista

Publicada por Futebol quinta-feira, 20 de maio de 2010

O que eu faria (Capítulo V)


Este será o Capítulo final de uma longa Crónica sobre o Futuro imediato do Futebol Clube do Porto. Analisada a equipa desde a baliza até ao ataque, eis que falta ver o que fazer quanto ao assunto Treinador. Pedia ao Leitor, que ao ler esta Crónica, apague por completo da sua Mente a ideia de que Jesualdo sai ou não do Comando Técnico dos Dragões. Esta Crónica será feita tendo por base um conjunto de circunstâncias que terão muita influência no que diz respeito ao Treinador.


A vinda de um Novo treinador ou a manutenção de Jesualdo não é uma tarefa fácil, porque é um facto que o Professor mesmo numa má temporada em que os Azuis e Brancos terminaram num péssimo 3º lugar, conquistou a sua 2ª Taça de Portugal (15ª do Clube), foi por 3 vezes Campeão de Portugal tendo ajudado a conquistar o TetraCampeonato Nacional (atente-se que o primeiro Título de Campeão desta série de 4 foi obra do Holandês Co Adriaanse) e na Liga dos Campeões alcançou sempre os objectivos. Mas por outro lado, é um Técnico que nunca teve a simpatia dos Adeptos Portistas, que foi sempre muito conservador quanto ao seu sistema táctico mesmo não tendo jogadores para tal e que sujeitou o Clube a derrotas humilhantes na Europa do Futebol e a nível interno.



Perante este cenário, e tendo em consideração que eu pretenderia dar uma Vida nova á equipa e fazer frente a um Benfica Moralizado e a um Sporting que se vai fazer forte, não optaria pela manutenção do Treinador de Mirandela e procuraria um novo Timoneiro para a Nau Portista. Mas não pode ser qualquer um. Tem de ser um Treinador ambicioso, que entenda a Mística e Vontade de ganhar do Futebol Clube do Porto e que não seja um bronco troglodita quando abre a boca como Paulo Bento ou Jesus. A juntar a tudo isto existe ainda a exigência de saber trabalhar com as Camadas Jovens, porque o Clube e os Adeptos estão fartos de ver o Dragão formar Estrelas para os outros (ainda esta semana o ex-Portista Vieirinha foi considerado o Melhor Jogador do Campeonato Grego).


Não vou desvalorizar o Treinador Paulo Bento e não vou também cair na “Teia” de críticas que o Jornalista Rui Santos faz a PB, afirmando que este é limitado tacticamente e que o actual mau estado do Sporting é obra deste Treinador. È um facto que Paulo Bento é teimoso qb no que toca á Táctica e que quando cisma com um jogador este fica marcado até ao fim e não joga mais, mas foi este Treinador que trouxe da formação Verde e Branca o Rui Patrício, Carrico, Veloso e Moutinho que são hoje as grandes esperanças do nosso País Futebolístico. Mas o seu discurso comodista e a sua maneira de estar no Mundo da Bola não encaixa no perfil de Treinador do FC Porto.


Temos então Domingos, Treinador do Sporting de Braga que terminou em 2º lugar esta época. Motivador, agressivo e arrogante ao ponto de por as gostes Benfiquistas contra ele, e com o bom trabalho que fez no Braga seria um bom sucessor de Jesualdo. Contudo existem dois importantes entraves que fariam com que o Técnico recusasse um convite para treinar o Porto. São eles o facto de o Braga ter a forte possibilidade de disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada enquanto que o FC Porto irá disputar a Liga Europa, e os Dragões precisam de um Treinador que quebre qualquer ligação com o passado Jesualdo e imponha um novo futuro ás hostes Portistas e o Domingos sabe que não é a pessoa mais indicada para isto.


Sendo que ponho de lado a hipótese Treinador Estrangeiro, porque quero acabar de uma vez por todas com as malditas Comissões que custaram o Penta, eis que me restariam duas boas alternativas: Jorge Costa e Vilas Boas.


Jorge Costa, o Eterno Capitão e mais conhecido por “Bicho”, está neste momento disponível e já mostrou o seu interesse em ingressar num Projecto mais ambicioso que o do Olhanense. Conhecedor da realidade do Futebol Português, Senhor de um Discurso coerente e agressivo, já mostrou saber trabalhar com os Jovens e é acarinhado por todos os Portistas, poderia muito bem ser a minha escolha para ser o sucessor de Jesualdo. Do outro lado está Vilas Boas que aprendeu com o Melhor Treinador do Mundo (José Mourinho) a arte de treinar e conseguiu manter na Liga principal uma fraca Académica que estava condenada á descida, para além de que Vilas Boas pôs os Estudantes a praticar um Futebol muito bonito e atacante.


Portanto, teria como primeira opção Jorge Costa e caso este não assinasse pelo Futebol Clube do Porto, optaria por Vilas Boas se bem que teria de pagar uma indemnização á Briosa que não veria com bons olhos a saída do seu Talentoso Vilas Boas.


Crónica semanal escrita pelo bloguer The Blue One, no âmbito da parceria em vigor com o Blog A Mística Azul e Branca.

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".