Estive para comentar ontem a eliminação da selecção portuguesa neste Mundial, assim como o seu percurso na prova, mas resolvi deixar passar a frustração pela forma como fomos eliminados pela Espanha. Atenção, a frustração nada tem a ver com a derrota frente à campeã da Europa, mas ainda não será hoje que irei escrever o artigo, em princípio amanhã não falharei.
A razão deste post, tem a ver com o aproveitar algumas palavras daquele que é indicutivelmente o melhor treinador português da actualidade e provavelmente o melhor do Mundo, ou pelo menos um dos melhores. José Mourinho acaba de sair em defesa de Cristiano Ronaldo, garantindo que não deixará que coloquem sobre Cristiano Ronaldo a responsabilidade de uma equipa.
O técnico português lembra que os grandes jogadores fazem a diferença porque são melhores, mas as equipas são o suporte de tudo.
Sem muito alarido, na minha opinião José Mourinho tocou em algumas das feridas desta selecção portuguesa, tocou em alguns pontos que eu tenciono escrever e vou ser sincero, gostava que houvesse alguma troca de ideias nesse post que como referi, espero ter tempo para colocar on-line amanhã.
Para terminar e pegando ainda nas declarações de Mourinho, gostei especialmente desta: "Nas minhas equipas, quando ganhamos, ganhamos todos, quando perdermos, perco eu..." Aqui claro, não está ao alcance de todos e Queiroz poderá cá andar mais 100 anos que nunca chegará a este nível.
Este Di Maria.....
Há 1 dia
Pois caro amigo, mas Mourinho é um treinador com as letras todas e com estas declarações já começou a época, já Queiroz pobre coitado, é muito fraco. Venha de lá então esse post, cá estarei para comentar.
Rui Santos
O técnico português considerou que Simão, que esteve no lance do golo de David Villa, falhou nas funções defensivas. "Na seleção portuguesa só falo de Ronaldo e Pepe porque são meus jogadores. Mas, como o Simão fez antes do jogo analogias entre o Inter-FC Barcelona e o Portugal-Espanha, abro uma exceção para dizer que o Eto'o não falhou a jogar como defesa-lateral, ele sim", disse.
Retirei isto do record, aqui também partiu a loiça toda. Acredita Rui, já começou o campeonato.
Bem, foi o Simão que veio a correr tentar chegar ao David Villa, mas quem o deveria estar a marcar era o Ricardo Costa... Tenho também a acrescentar que não tenho ideia de ter visto o Ronaldo a ajudar a defender, aliás penso que Portugal começou a falhar aí... os primeiros defensores da Espanha foram os atacantes...
Já me devo estar a adiantar, mas não percebo como é que passa pela cabeça do Queiroz insistir no Pepe naquela posição. Não ponho em causa as qualidades dele como defesa central, apenas a sua utilização naquele lugar.
Tanto quanto sei e posso tar enganado, Mourinho tem razão sim. Ricardo Costa não está a marcá-lo porque não fazemos marcação individual. Depois estamos a defender com os nossos blocos muito recuados, enquanto a Espanha faz aquilo que sabe melhor, vai trocando a bola até que o último passe entre, só que entretanto, Simão está complectamente aberto na ala, não fechando o espaço interior, é ali que a bola entra.
Quanto à utilização de Pepe como pivot, é na minha opinião um erro enorme, já o tinha escrito aqui no blog. Se por vezes até nos pode dar algum geito, no jogo de ontem frente a uma Espanha que prima pela posse de bola em grande parte do jogo, era fundamental termos Pedro Mendes, por isso mesmo o primeiro passe na saída para o ataque nunca entrava, a partir daqui...