A Selecção das “Pampas”, como é conhecida, tem uma grande tradição nos Mundiais de Futebol e, apesar de uma difícil qualificação, é sempre apontada como uma das favoritas à vitória final.
A última vez que a formação Argentina conquistou o título Mundial foi há 24 anos no México. Nessa altura, Diego Armando Maradona estreou-se em Campeonatos do Mundo e logo com uma vitória final. Agora, na sua estreia como Seleccionador, o Argentino espera repetir o feito.
A sua qualificação para o Mundial 2010, como disse atrás, não foi fácil. A campanha começou com o Treinador Alfio Basile que comandou a formação Sul-americana nas primeiras dez jornadas da Fase de Qualificação Sul-americana para o Mundial 2010. No entanto, resultados menos conseguidos e uma derrota inesperada perante o Chile levaram ao despedimento do Técnico.
O cargo foi então assumido por Diego Armando Maradona que, apesar de um percurso algo sinuoso à frente da Selecção, conseguiu levar a formação das Pampas ao quarto lugar, o último que garantia o apuramento directo para o Mundial, na zona de qualificação Sul-americana.
O último jogo diante do Uruguai foi decisivo e algo dramático. Uma derrota empurrava os Argentinos para a disputa de um play-off para conseguirem um lugar na África do Sul. A verdade é que nesse jogo, os comandados do "Deus" Maradona estiveram à altura dos acontecimentos e venceram o encontro por 1 x 0, graças a um golo de Mario Bolatti (antigo Jogador do FC Porto) aos 85 minutos.
Quanto á sua História nos Mundiais de Futebol, a formação Argentina é uma das equipas com maior tradição em Mundiais de Futebol e é sempre apontada como uma possível favorita à vitória final. No seu palmarés conta com dois títulos (Argentina 1978 e México 1986) e duas finais (Uruguai 1930 e Itália 1990). Esta será a 15ª participação da Argentina em fases finais de Mundiais e a 10ª consecutiva.
A Selecção deste maravilhoso País tem nas suas fileiras o actual Melhor Jogador do Mundo: Lionel Messi. O Argentino tem espalhado o seu imenso talento pela Europa ao serviço do Barcelona, principalmente na Temporada de 2008/09. Apesar das suas enormes capacidades e magia, ao servuço da equipa das “Pampas”, Lionel Messi ainda não conseguiu mostrar o seu real valor, tendo sido, por isso, várias vezes criticado quer pelos meios de comunicação social do seu País, quer pelos Adeptos Argentinos. Espera-se que o Mundial 2010 seja o palco ideal para Lionel Messi brilhar ao mais alto nível ao serviço da Selecção Argentina. Para além de Messi, são vários os nomes que saltam à vista nesta Selecção recheada de Jogadores que encantam os Adeptos: Higuaín, Diego Milito, Kun Aguero, Dí Maria (Jogador do SL Benfica), Mascherano, Verón, Carlitos Tévez, Fernando Gago, Javier Zanetti, Demichelis, entre tantos outros.
Para terminar, resta dizer que esta será a quinta fase final para Maradona. Enquanto jogador, "El Pibe" disputou quatro fases finais de Mundiais (1982, 1986, 1990 e 1994). No Mundial 2010 dar-se-á a sua estreia na Competição como Seleccionador.
0 golos