Começo a minha antevisão com uma má (?) notícia: Brasil ou Holanda; Argentina, Alemanha ou Inglaterra; Espanha ou Portugal... Destas sete selecções, apenas três podem chegar às meias finais e duas ficarão já pelo caminho nos quartos de final.
Quiseram as classificações finais que num dos acessos às meias finais Holanda e Brasil tenham, possivelmente que discutir a vaga, numa claríssima final antecipada. Porém, antes terão que ultrapassar a Eslováquia e o Chile respectivamente, o que me parecem missões claramente ao alcance destes favoritos.
Ainda neste segmento de acesso à final, a outra meia final terá como um dos participantes Uruguai, Coreia do Sul, EUA ou Gana, sendo que os sul americanos estão claramente em melhor posição para caminhar até lá. Para tal, no acesso aos quartos de final terão que ser superiores aos super-rápidos Coreanos que deixaram a Nigéria e a Grécia pelo caminho.
Do outro lado da barricada da luta para o lugar de ouro na final está o "caminho da morte". Para os 1/8 de final defrontam-se Argentina e México, num duelo Sul Americano que se prevê que conduza a Argentina às meias finais onde, imagine-se, defrontará o vencedor do "mata-mata" entre a inconstante Inglaterra e a fria e combativa Alemanha. Portanto, adivinha-se um Alemanha - Argentina para a meia final, no que será (como no caso do Brasil e Holanda) uma final antecipada com aposta tripla.
Por fim, o "caminho de Portugal". Depois do temeroso empate de hoje, num jogo sonolento contra o Brasil, que opunha os brasileiros sentados no caldeirão do primeiro lugar e confiantes na vitória da Espanha, contra os tímidos Tugas, que sem explicação aparente... deixavam o tempo passar.
E passou... passou rumo a um clássico Ibérico entre Portugal e Espanha, onde teremos oportunidade de ver a classe de Xavi, Iniesta, Villa, Torres, Silva, etc. ao invés da lutadora equipa orientada por Marcelo Bielsa, o Chile, que irá defrontar o Brasil como já disse acima.
A missão de acesso à meia final será talvez mais facilitada com um duelo com Japoneses ou Paraguaios, duas selecções perfeitamente ao alcance de portugueses ou espanhóis.
Assim, fica desde já a minha aposta para a passagem aos Quartos de Final: Uruguai vence a Coreia e defronta o Gana. Holanda e Brasil medem forças para o acesso à meia final, assim como a Argentina e Alemanha. O Paraguai cairá aos pés do Japão que receberá Espanha no jogo de acesso às meias finais.
0 golos