O Grupo tem representantes dos 4 mais importantes Continentes e cada equipa tem um Futebol muito próprio que as caracteriza. Esta é a primeira coisa que salta á vista quando olhamos para este Grupo.
Temos o Tango Argentino que sabe ser agressivo e machista com a bola quando é preciso e ao mesmo tempo sabe como a agradar e trata-la como uma Princesa. Depois temos a Nigéria que com a sua alegria contagia a bola que não para um segundo de driblar de pé para pé, sempre a dançar como se estivesse enfeitiçada, Com a Coreia a bola é submetida a um rigor de passe e velocidade próprio de quem tem a alta tecnologia ao seu dispor. E por último temos a Grécia, que é, de todas as que compõem este grupo, aquela que mais maltrata a Bola, pois o seu espírito Spartano e de Guerreiro não se deixa seduzir pela fragrância do Futebol bonito que coloca a bola no altar dois Deuses.
A olho nu, qualquer Adepto afirma convictamente que a Argentina vai ganhar o Grupo e que esta passará com facilidade á fase seguinte, pois os seus adversários vão se render de imediato ao seu Futebol e ao Melhor do Mundo Lionel Messi. Pensar desta forma tem a sua lógica e teria ainda mais sentido e razão se á frente desta Selecção não estivesse Diego Armando Maradona. O “Deus” Diego foi um grande Jogador, é o Rei do Futebol Mundial, é tudo o que de bom o Futebol tem para dar, ou seja, é um Mago da bola, mas… Lá está o mas em tudo o que é perfeito. Será que tem os conhecimentos tácticos necessários para levar esta Argentina á Glória Mundial? Jogadores de Classe Mundial já sabemos que tem, e até tem o Melhor do Mundo. Mas que adianta a um Paciente dar ao Cirurgião todo o material mais avançado do Mundo se este não souber operar?
Passemos á Nigéria. Esta potência do Futebol Africano alcançou o seu expoente máximo no Mundial dos Estados Unidos onde quase chegou á Final, mas teve de se contentar com um honroso, mas penoso, 4ª lugar. È uma Selecção de altos e baixos, capaz do melhor e do pior, tal como qualquer equipa Africana. Com algumas estrelas sonantes no Plantel e com o mediano Martins que passou ao lado de uma grande carreira na Europa, esta Nigéria vai com certeza bater-se para dar uma boa imagem de si e da Mãe África. Mas será que o querer ganhar e querer mostrar que é a Melhor de todas em África, Mas o querer é suficiente, ou será que é preciso algo mais?
Segue-se a Coreia do Sul. Uma Ditadora no que diz respeito ao Futebol Asiático onde impõe a sua lógica e Futebol. Teve o seu ponto mais alto no Mundial que organizou em conjunto com o Japão. Senhora de um Futebol muito rápido, agressivo Q.B e dotado de muita técnica, pode muito bem complicar as contas deste Grupo e quem sabe até o ganhar. Mas será que a sua técnica, força e velocidade serão suficientes para derrotar os Argentinos, Nigerianos e Gregos?
Por último temos a Grécia. Apesar do seu espírito Spartano, os Gregos foram o “bombo da festa” no Mundial dos USA. Com apenas duas participações em fases Finais dos Mundiais, nunca se sabe o que dizer sobre eles. Foram imprevisíveis no EURO 2004 e quem nos garante que não o serão novamente no Mundial 2010? È um facto de que os seus Adversários não os olharão de cima para baixo e quando entrarem em campo tenho a certeza de que tomarão todas as providências para não subestimarem os Helénicos. Mas será que vai ser mesmo assim? É que defender a Grécia sabe e contra-atacar também e o seu rigor táctico pode causar muitos dissabores aos sues adversários de grupo. Afinal um País que está mergulhado numa Crise profunda precisa de uma alegria. E porque não tentar encontra-la neste Mundial?
0 golos