O Brasil confirmou o seu favoritismo e venceu a Coreia do Norte, por 2-1, jogo disputado no estádio Ellis Park, em Johannesburg.
Apesar da vitória, o jogo não foi fácil para a selecção "canarinha", que esteve longe de encantar, muito por culpa de um adversário que se "defendeu com unhas e dentes".
Como seria de esperar, após o apito inicial, o Brasil instalou-se no meio campo adversário, conseguindo aqui e ali uma ou outra situação de perigo, sem no entanto assustar verdadeiramente Ri Myong Guk. A Coreia do Norte tentava responder em rápidos contra-ataques, deixando em sentido a defensiva brasileira, mas sem criar qualquer ocasião de golo. Assim sendo e sem surpresas, o jogo chegou ao intervalo empatado a zero.
No segundo tempo o Brasil melhorou e marcou logo aos 10m, por Maicon, numa subida típica do lateral à área adversária. Elano assistiu o (ainda) jogador do Inter, que já dentro de área rematou forte, quando se esperava um cruzamento, estava inaugurado o marcador. Mesmo em desvantagem no marcador, a Coreia continuava a jogar retraída, ainda assim o Brasil ia criando algum perigo junto da área adversária e chegou mesmo ao segundo golo, à passagem do minuto 72. Elano apareceu isolado pela direita, após excelente passe de Robinho, e fez o segundo dos "canarinhos" sem dificuldade. A vencer por 2-0 e mesmo sem estar a rubricar uma exibição de encher o olho, esperava-se que o Brasil pudesse aumentar o "score", mas para surpresa de todos, foi a Coreia quem chegou ao golo já perto do final. Ji Yun Nam rompeu pela esquerda da área brasileira e rematou forte, conseguindo bater Júlio César e fixando o resultado final em 2-1, a favor do Brasil, num jogo onde o benfiquista Ramires entrou já na parte final, enquanto Luisão não foi utilizado.
O Brasil ganhou sem qualquer contestação, mas esteve longe de rubricar uma exibição convincente do ponto de vista exibicional, aliás, algo que já começa a ser habitual nas selecções candidatas ao título. Talvez seja assim, porque na primeira jornada ninguém quer perder e arrisca-se pouco.
Ainda em relação ao jogo, Maicon, autor do primeiro golo do Brasil, foi eleito homem do jogo pela FIFA.
0 golos