Talvez o resultado mais surpreendente neste Mundial. A Suíça venceu a Espanha, por 1-0, em jogo referente ao Grupo H. A primeira parte foi dominada pela selecção espanhola, criando inúmeras oportunidades, mas sem grandes resultados. A equipa suíça esteve remetida à defesa, não dando liberdade aos pupilos de Del Bosque para se movimentar no ataque. O remate mais perigoso da primeira parte foi à passagem do minuto 24, com um remate de Piqué, após passe de Andres Iniesta. Porém, Diego Benaglio mostrou-se intransponível.
No segundo tempo, e na primeira vez que conseguiram chegar à baliza de Casillas, os helvéticos acabaram por marcar. Aos 53 minutos, Gelson Fernandes fez o único tento da partida, após uma jogada confusa de contra-ataque.
A “Roja” acentuou pressão, mas não conseguiu passar pela barreira da equipa da Suíça, que aos 75 minutos teve nova grande oportunidade de dilatar a vantagem, num contra-ataque, mas Eren Derdiyok rematou ao poste.
Os espanhóis tentaram de tudo para chegar ao empate, e Xabi Alonso ainda atirou à trave. Depois de 10 triunfos nos jogos de qualificação, a Espanha perdeu na sua estreia no Campeonato do Mundo.
A FIFA atribui o prémio de melhor jogador em campo a Gelson Fernandes, futebolista do Saint-Étienne, de França.
0 golos