Com este resultado, a Holanda vence o grupo e prepara-se agora para defrontar a Eslováquia nos Oitavos-de-Final da prova sul-africana.
Crónica do Jogo:
Com tudo já decidido (a Holanda apurada e os Camarões eliminados), pensava-se que a partida na Cidade do Cabo ia ser muito monótona e sem interesse.
De facto, os primeiros instantes até foram marcados pelo calculismo e contenção de ambas as equipas, mas a partir dos 25 minutos, o jogo "abriu" e assistiu-se a um excelente espectáculo.
O primeiro golo da partida foi marcado pouco depois da meia-hora, por intermédio do holandês Robin Van Persie, que se estreou a marcar neste Mundial.
Apesar da grande reacção ao tento sofrido, os Camarões não conseguiram chegar à igualdade ainda antes do intervalo, o que deixou o técnico Paul Le Guen algo apreensivo.
Porém, no início da segunda parte, a equipa africana apareceu muito forte, surpreendendo a "mecanizada" formação laranja.
Aos 65 minutos, o árbitro chileno Pablo Pozo assinalou grande penalidade a favor dos Camarões e, na cobrança do castigo, Samuel Eto'o fez o empate, para delírio dos milhares de adeptos camaroneses presentes nas bancadas do Green Point.
Quando já toda a gente pensava que a partida iria acabar empatada, pois faltava pouco tempo para o apito final e o equilíbrio era a nota dominante no relvado, Sneijder e Robben tiram um "coelho da cartola" e "fabricam" o segundo golo holandês, marcado por Klaas-Jan Huntelaar, avançado que Jorge Jesus gostava de ver no Benfica já esta temporada.
Com mais esta derrota, os Camarões deixam a África do Sul só com desaires, enquanto a "Laranja Mecânica" continua bem oleada (3 vitórias em 3 jogos) e demonstra ser uma das grandes candidatas a vencer este Mundial.
Ficha de Jogo:
Estádio: Green Point, na Cidade do Cabo.
Árbitro: Pablo Pozo (Chile)
CAMARÕES - Hamidou Soleymanou; Geremi Njitap, Stéphane Mbia, Nicolas Nkoulou e Benoit Asson-Ekotto; Jean II Makoun, Arelien Chedjou, Landry Nguemo e Gaetan Bong; Eric Choupo-Moting e Samuel Eto'o.
Jogaram Ainda: Vincent Aboubakar, Mohamadou Idrissou e Rigobert Song
Suplentes não utilizados: Bassong, Emana, Alex Song, Eyong Enoh, Webó, Assembe, Kameni, Guy Ndy, Mandjeck e Matip.
HOLANDA - Maarten Stekelenburg; Khalid Boulahrouz, John Heitinga, Joris Mathijsen e Giovanni van Bronckhorst; Mark van Bommel, Nigel De Jong e Wesley Sneijder; Dirk Kuyt, Rafael van der Vaart e Robin van Persie
Jogaram Ainda: Eljero Elia, Arjen Robben e Klaas-Jan Huntelaar
Suplentes não utilizados: Gregory van der Wier, Ibrahim Afella, Vorm, Boschker, Ooijer, Braafheid, De Zeeuw, Schaars e Babel
Disciplina: Cartão amarelo para Dirk Kuyt (17'), Nicolas Nkoulou (26'), Rafael van der Vaart (65'), Giovanni van Bronckhorst (70') e Stéphane Mbia (81').
0 golos