Com este triunfo, a "laranja mecânica" está a um pequeno passo dos Oitavos-de-Final precisando apenas de 1 empate na última jornada, ou de uma derrota dos Camarões, que esta noite defrontam a Dinamarca, a partir das 19h30, no Estádio Loftus Versfeld, em Pretória.
Crónica do Jogo:
Depois das duas equipas terem ganho as suas partidas relativas à 1ª Jornada, Holanda e Japão entraram em campo muito cautelosas e mais interessadas em defender do que em atacar.
Os primeiros 45 minutos foram muito "mastigados", jogados a meio-campo e sem oportunidades flagrantes de golo.
No entanto, a segunda metade foi muito bem disputada e emocionante, pois ambas as equipas vieram dos balneários com outra atitude.
Aos 52 minutos, Sneidjer marca o único golo da partida, depois de um remate potente de fora da grande área, que o guardião Kawashima deixou passar de forma "infantil".
Pouco depois, Van Persie dispôs de duas boas oportunidades, mas os remates do jogador "laranja" saíram tortos e fora do "alvo".
Aos 60 minutos, o Japão consegue equilibrar os acontecimentos e começa a atacar ferozmente a baliza de Maarten Stekelenburg.
Vendo que a sua equipa estava a ser mais perigosa, o treinador Okada lança mais um avançado para tentar o "assalto final".
No entanto, de forma inexplicável, a equipa nipónica "baixou os braços" e foi a Holanda quem dispôs de duas boas oportunidades para dilatar a vantagem, por intermédio de Afellay e Huntelaar, que não tiveram resultados práticos.
Após 3 jogos, o Grupo E é liderado pela Holanda, com 6 pontos, mais 3 pontos que o vice-líder Japão. Nos dois últimos lugares estão Camarões e Dinamarca, equipas que se defrontam esta noite, em Pretória.
Ficha do Jogo:
Estádio: Municipal de Durban
Árbitro: Hector Baldassi (Argentina)
HOLANDA - Maarten Stekelenburg; Gregory van der Wiel, John Heitinga, Joris Mathijsen e Giovanni van Bronckhorst; Mark Van Bommel, Nigel De Jong, Wesley Sjneider e Robin van Persie; Rafael van der Vaart e Dirk Kuyt
Jogaram Ainda: Eljero Elia, Ibrahim Afellay e Klaas Jan Huntelaar
Suplentes não utilizados: Vorm, Boschker, Ooijer, Boulahrouz, Braafheid, De Zeeuw, Schaars, Babel e Robben
JAPÃO - Eiji Kawashima; Yuto Nagatomo, Yuji Nakazawa, Marcus Túlio e Yuichi Komano; Yuki Abe, Daisuke Matsui, Makoto Hasebe e Yasuhito Endo; Yoshito Okubo e Keisuke Honda
Jogaram ainda: Shunsuke Nakamura, Keiji Tamada e Shinji Okazaki
Suplentes não utilizados: Narazaki, Kawaguchi, Uchida, Konno, Iwamasa, Inamoto, Kengo Nakamura, Yano e Morimoto
Disciplina: Cartão Amarelo para Gregory van der Wiel (36')
0 golos