Os Dois Meireles Quem convive com a família Portista, como eu tenho oportunidade de fazer, repara que Raul Meireles tem sido alvo de fortes criticas… Ora o criticam porque passa ao lado dos Jogos, ou porque não corre o que deveria correr, ou porque não passa a bola direita ou então porque remata torto e de qualquer maneira.
Alias, estas criticas são tão fortes que se perguntarmos a um destes Adeptos Azuis e Brancos se acham que Meireles quer ir embora do Dragão para o Estrangeiro, estes respondem que sim sem hesitar. Alias para estes, o Meireles não joga como deve ser porque quer sair á força da Invicta e não se importa que este seu comportamento menos correcto prejudique a equipa.
Quando eu me vejo perante tal argumento, eis que os questiono se é realmente assim, pois não estou mesmo nada a ver o Raul a jogar mal de propósito para que o porto o deixe sair neste final de Temporada. Perante esta minha visão, eis que me respondem: “Já viste a forma como o Meireles joga na Selecção? Lá o tipo corre, vai á frente, recupera bolas e até marca golos. Lá ele esforça-se”.
Para ser muito sincero, não alinho nem entendo esta Tese dos 2 Meireles. Não consigo aceitar, e muito menos perceber, que o Raul jogue menos com a Camisola do Futebol Clube do Porto e com a Camisola das Quinas jogue o dobro e se transforme num Super Jogador…
O que eu acho é que numa Época que correu mal, os Adeptos tem sempre a estúpida mania de nomear um, ou vários, responsáveis pelo insucesso da Equipa. Em vez de se aperceberem que a Direcção falhou ou que o Treinador não soube tirar o Melhor Rendimento da equipa que ficou órfã de dois grandes Atletas, preferem massacrar o Meireles. Não se preocupam em tentar perceber o que realmente se passou e apenas querem que o Mal se vá embora o mais rápido possível. Que eu saiba o Meireles nunca disse publicamente que queira sair do FC Porto… Mas lá está… Adeptos.
Alias, esta Tese dos 2 Meireles é facilmente desmontada e contrariada. Basta que olhemos com atenção ás condições de jogo que o Raul teve no FC Porto desta Temporada que terminou e as que tem na Selecção Nacional. No Porto, quando este foi Campeão 4 vezes seguidas, Meireles tinha no Meio campo Jogadores que traziam um equilíbrio extremamente importante á equipa e que permitiam que o Meireles não tivesse de se submeter a um desgaste físico tão grande. Falo, como é óbvio, de Paulo Assunção e de Fernando que são dois exímios recuperadores de bola e grandes especialistas em organizar o Ataque e Contra ataque da equipa onde jogam.
Reparemos que Meireles teve sempre grandes desempenhos na altura em que Paulo Assunção era o trinco dos Dragões que o mesmo sucedeu com Fernando até á ultima Temporada… Esta época que terminou há pouco foi marcada por um Fernando muito pagado e pela existência de um desnorte muito grande no Meio campo Portista devido á saída de
Lucho. Meireles, que é um Jogador que não tem uma grande massa muscular, teve de recuperar as bolas, organizar jogo, atacar e ainda arranjar tempo para rematar á baliza… È esforço a mais para um Jogador que é conhecido por ter tanto de franzino como de grande jogador. Está explicado o porque de este ano
futebolístico o Meireles ter rendido menos do que o habitual.
E o mesmo tipo de raciocínio pode ser feito com Meireles na Selecção, onde tanto
Pepe como Pedro Mendes dão muito mais espaço e confiança ao Raul para que este marque os golos que marcou aos Camarões por exemplo.
Alias, até acho que os Portistas devem unir-se para que o Raul Meireles nunca saia desta Casa que tanto precisa de Jogadores trabalhadores como ele. O Raul carrega consigo a Mística do Dragão, e esta Mística vai ser fundamental neste virar de página com o Talentoso
Villas-Boas.
Crónica semanal escrita pelo bloguer The Blue One, no âmbito da
parceria em vigor com o Blog
A Mística Azul e Branca.
0 golos