Foi feita há já algumas semanas e é a transferência mais "badalada" deste defeso português, é mesmo verdade que João Moutinho vai para o FC Porto.
O que salta á primeira vista é o óptimo negócio que o Porto fez. Para os azuis e brancos só vejo vantagens neste negócio, contrataram um jovem e excelente jogador, conhecedor da nossa liga como ninguém, extremamente versátil já que faz vários lugares do meio campo ( se a equipa tiver a perder pode perfeitamente fazer a posição de Fernando) e muito barato pois Raul Meireles deve sair por um preço superior, para não falar que desfalcou um rival directo com a perda do seu grande símbolo. Fazendo o balanço total o FC Porto arranjou um substituto de qualidade semelhante a Meireles, mais novo, mais versátil, e comparando as duas transferências (uma delas é apenas a tal suposição) ainda vai fazer lucro.
Olhando para o lado leonino parece que as coisas correram muito mal, o símbolo do clube saiu para um rival directo por uns míseros 12 milhões. Moutinho queria sair, recusou-se a treinar, a sua relação com os dirigentes ia de mal a pior e o Sporting decidiu vender um activo que estava "podre" para realizar algum dinheiro. Houve inúmeras críticas a esta gestão feita pelo Sporting pois segundo os críticos o clube não devia ter feito a vontade ao jogador e este devia ter sido castigado, além de que reforçou um rival directo na luta pelo titulo.
Do meu ponto vista o negócio não foi tão mau quanto dizem para o Sporting. Moutinho á muito que queria sair, a sua última época foi uma grande desilusão e sua importância na equipa estava muito aquém das épocas anteriores. Pela relação que se tinha instaurado entre direcção e jogador mesmo que continuasse no Sporting Moutinho ia estar ainda mais desmotivado e consequentemente desvalorizado, quanto á venda para um rival directo este foi o único que apresentou uma proposta e quanto mais tempo o Sporting adiasse mais desvalorizava o jogador, já que Moutinho não tem tanto mercado como se fala (nestes últimos anos o único clube que apresentou uma proposta concreta foi o Everton).
Resumindo, o Sporting vendeu um jogador que apesar de ter muita qualidade, estava extremamente desmotivado e vinha de uma época decepcionante fazendo 12 milhões de euros que vão ser importantíssimos para reforçar o clube.
P.S-Eu optei por não entrar em pormenores sobre as atitudes de Moutinho, mas acho-as lamentáveis para com o clube que o acolheu desde pequeno e o formou como jogador.
Imagem: DN
Este Di Maria.....
Há 4 horas
Vice-campeões nacionais? Pfff... O vice-campeão nacional é o S. C. de Braga! O F. C. do Po"e"rto foi TERCEIRO classificado...
O Sporting Clube de Formação fez aqui mais um grande negócio. Quem achar que 12 milhões são míseros, ainda por cima "cá dentro"...
Agora deixem-se de histórias em relação ao "rival directo" na luta pelo título. Actualmente não percebo como é que se pode falar disto desta forma. Em toda a minha vida só vi o SCP ganhar dois campeonatos! Temos dificuldades financeiras e precisamos de vender, e assim sobrevivemos! Em Portugal o FCP domina o futebol e de Alvalade basta olhar para o outro lado da estrada: o SLB é o único clube com condições para combater a hegemonia do dragão e o que é que se tem visto? Fizeram o mesmo que nós...
Somos o Valência português! Alguém acha que o Valência é candidato ao título para o ano?
Tens toda a razão erro meu, o porto foi terceiro.
Nicholas, por mais que não ganhemos o nosso objectivo inicial é sempre o campeonato logo o Porto é um rival directo.