No Blog GeraçãoBenfica as minhas últimas intervenções têm procurado demonstrar o que há muito tenho vindo a apontar. Não ter Amor ao Benfica e não perceber nada de como se gere um Clube desportivo são duas condicionantes da actual equipa de gestão que nunca deixarão o SLBenfica atingir o seu lugar.
Desde Manuel Damásio que tomou conta do SLBenfica a ideia de que "os profissionais" da gestão iriam trazer o rigor e transparência que o Clube precisava para voltar aos títulos. Com isso entraram no SLBenfica funcionários sem qualquer "sentido de Benfica", alegadamente em nome de um futuro melhor.
Tretas! O Clube está hoje inundado (nas funções de topo) por pessoas com objectivos pessoais ou profissionais que não passam pela paixão pelo Clube, pelo desejo de vitórias, por uma organização tentacular que marque presença em todos os vectores do futebol nacional.
Para gestores como o sportinguista Domingos Soares Oliveira, as vitórias são interessantes porque trazem dinheiro para fazer face aos compromissos com a banca. Para funcionários como o portista Paulo Gonçalves os processos na Liga ou tribunais não passam de ocupações bem remuneradas e cujo insucesso em nada os afecta.
É hoje absolutamente óbvio que a equipa de gestão, excepção feita a Rui Costa, não percebe absolutamente nada do futebol português, não tem capacidade para actuar em contra-poder e, pior que isso, esses não são os seus principais interesses, mas sim a promoção pessoal e profissional à custa do SLBenfica.
Arrisco dizer que o sucesso, com esta equipa de gestão nunca será sustentado, simplesmente porque não compreendem os seus próprios erros, ou mesmo quando os compreendem, a sua falta de paixão não os envolve na busca de soluções.
O SLBenfica precisa de gente do Clube, que sinta o Clube e não a empresa, que não precise do SLBenfica para se promover ou para atingira notoriedade ou o sucesso nos negócios.
Crónica semanal do blog GeraçãoBenfica para o Futebol "O Desporto rei" .
0 golos