Terminada que está a 6ª jornada, a mesma trouxe mais do mesmo no que toca à campanha do líder, FC Porto, que voltou a vencer, desta feita foi o Olhanense (averbou a 1ª derrota) a "cair" frente aos "dragões". De salientar também as vitórias da Académica e Sp. Braga (este último de volta às vitórias), que assim ascenderam ao grupo de equipas (onde está o V. Guimarães) que segue logo atrás do FC Porto. Destaque também para o Benfica, que conseguiu somar pela primeira vez esta época duas vitórias consecutivas, demonstrado que a subida de rendimento é mesmo uma realidade. Ao invés, o Sporting somou o terceiro jogo consecutivo sem conseguir vencer, desta feita não foi além de um empate em casa frente ao Nacional. De resto, destaques para as vitórias de Portimonense, U.Leiria e V. Setúbal. Passando a pormenores...
A jornada teve início na 6ª feira, com o Sp. Braga a receber a Naval e a vencer tranquilamente por 3-1. Foi o regresso às vitórias da equipa comandada por Domingos Paciência, que já não vencia à dois jogos. Sem ter rubricado uma grande exibição, os bracarenses venceram justamente e confirmaram o favoritismo. Destaque ainda para o regresso de Mossoró aos relvados (e logo com um golo), após longa paragem devido a lesão.
No Sábado, jogou-se em primeiro lugar o Académica x V. Guimarães, onde se esperava um bom jogo e renhido, tendo em conta a boa classificação das duas equipas e a verdade é que assim foi. Num jogo disputado em bom ritmo, especialmente na segunda parte, acabou por levar a melhor a equipa de Jorge Costa (vitória por 3-1), que assim ascendeu ao 2ºlugar, em igualdade pontual com os vimaranenses.
Mais tarde e na Madeira, o Marítimo recebeu o Benfica, jogo onde os encarnados garantiram a primeira vitória fora de portas. O Benfica confirmou o favoritismo que trazia para este encontro e apesar de ter tido hipóteses para garantir um resultado mais dilatado, acabou por vencer pela margem mínima (0-1) e assim continua a tentar recuperar o tempo perdido.
A encerrar os jogos disputados no Sábado, o FC Porto recebeu uma das equipas sensação neste início de época, o Olhanense, tendo o encontro terminado com a vitória tranquila dos azuis e brancos (2-0). A equipa algarvia foi incapaz de contrariar o favoritismo do FC Porto, que ao final de seis jornadas conta por vitórias todos os jogos até agora realizados e é assim líder incontestado da prova.
No Domingo, a U. Leiria recebeu e venceu o Rio Ave (1-0), num jogo onde a equipa de Vila do Conde fez por merecer outro resultado, mas acabou por ser traída por um penalty convertido por Carlão já em período de descontos. O Rio Ave apesar de ter subido de produção nos últimos jogos continua sem vencer e está assim na cauda da tabela, enquanto a U. Leiria deu assim um salto importante na tabela classificativa (8º lugar).
O Portimonense recebeu e venceu o Beira-Mar (1-0), num jogo pautado pelo equilíbrio e levou a melhor quem teve mais discernimento. A jogar em casa a equipa algarvia nunca tinha perdido frente aos aveirenses e assim continuará a ser, pelo menos até novo confronto. Uma vitória importante para o Portimonense, que assim abandonou a linha de despromoção e ascendeu ao 11º lugar.
Em Alvalade, os "leões" não foram além de uma empate a uma bola frente ao Nacional. A equipa comandada por Paulo Sérgio foi superior aos insulares, podendo até ter construído uma vitória robusta, uma vez que criou diversas ocasiões para marcar, mas apenas o fez por uma vez, num grande golo do jovem Saleiro. Uma desatenção foi fatal para o Sporting, que viu assim o Nacional empatar e levar de Alvalade um ponto e acentuar ainda mais a crise da equipa leonina, que em seis jogos venceu apenas dois, tendo empatado outros dois e somado outras tantas derrotas.
Para terminar a jornada e já na segunda-feira, o V. Setúbal recebeu e venceu o Paços de Ferreira pela margem mínima (1-0). Um jogo de tripla, que terminou com a vitória da equipa sadina. O V. Setúbal não foi superior ao seu adversário, tendo até sido dominado em certos momentos do jogo, mas tal como nos tem habituado, lutou sempre e acabou premiada com um golo de Pitbull (que mais tarde viria a ser expulso).
E assim foi a 6ª jornada, que terminou com um saldo de 16 golos marcados.
Modalidades: revista da semana
Há 1 dia
0 golos