Sp. Braga e Naval começaram esta sexta-feira a 6ª Jornada da Liga ZON/Sagres, tendo o triunfo (3-1) caído para o lado da "equipa arsenalista", que assim tem razões para sorrir depois de 3 maus resultados (derrota com o FC Porto, goleada em Londres e empate em Paços de Ferreira).
Este era um jogo que suscitava interesse por parte de todos os portugueses que gostam de futebol, mas a 6ª ronda tem ainda mais motivos para deixar qualquer um agarrado ao televisor ou à rádio.
A visita do Benfica ao terreno do Marítimo e a recepção do FC Porto à Olhanense (equipa que detém o "título" de Melhor Defesa da Liga) são os jogos-cartaz deste Sábado.
Apesar da grave crise desportiva que atravessa, o Marítimo sempre foi uma equipa temível dentro e fora de portas, como provou o recente jogo frente ao Beira-Mar, que se saldou por um empate verdadeiramente polémico.
Com Pedro Martins "ao leme da nau madeirense", a equipa "verde-rubra" realizou uma excelente exibição, só manchada pelo empate e pela expulsão de Kleber, que será o grande ausente do encontro com o ainda campeão nacional.
Do lado do Benfica, "as dores de cabeça" de Jorge Jesus prendem-se com as lesões de Fábio Coentrão, David Luiz e Rúben Amorim, pois Pablo Aimar está recuperado e apto para dar o seu contributo neste importante desafio.
O encontro entre Marítimo e Benfica está marcado para as 19h15 no Estádio dos Barreiros, no Funchal, e será arbitrado por João Capela (AF Lisboa).
Um pouco mais tarde (a partir das 21h15 no Estádio do Dragão) o líder incontestado recebe o Olhanense, que vai tentar manter o seu registo incrível de apenas 1 golo sofrido em 5 jogos (média de 0,2 golos sofridos por jogo).
De ambos os lados não há grandes ausências a registar, por isso prevê-se um bom espectáculo e bastante emoção, já que se defrontam duas equipas que têm proporcionado intensos momentos de excelente futebol.
Antes, Académica e V. Guimarães entram em campo para servirem de aperito aos grandes jogos da jornada, apesar de estar em jogo a vice-liderança da Liga e um lugar no tão ambicionado "comboio europeu", ocupado actualmente pelos dois antagonistas e pela surpreendente formação de Daúto Faquirá.
No Domingo, o "prato-forte" é sem dúvida o Sporting - Nacional, encontro que se torna mais interessante devido às recentes derrotas sofridas pelos dois emblemas, curiosamente aos pés de dois grandes e exactamente pelo mesmo resultado.
A ausência mais notada será a de Maniche (suspenso por ter tido um comportamento injurioso para com o público presente nas bancadas do Estádio da Luz), mas Valdés também estará de fora, por lesão. Para além destas baixas, Hildebrand e Leandro Grimi não deverão fazer parte das opções de Paulo Sérgio, pela 3ª vez consecutiva.
O Nacional quererá limpar a má imagem deixada frente ao FC Porto, e por isso Jokanovic deverá apostar numa equipa ao seu estilo, ou seja, frontal, guerreira e sem medo de arriscar.
Portimonense - Beira-Mar, U. Leiria - Rio Ave e V. Setúbal - Paços de Ferreira (equipas que tradicionalmente lutam pela permanência) completam a ronda 6, que deverá trazer (ou talvez não) grandes mudanças na tabela classificativa, sendo certo que aconteça o que acontecer, o FC Porto irá permanecer na liderança por mais uma semana.
Mónaco - SL Benfica
Há 6 horas
0 golos