Será que era no seleccionador que habitava o problema?
Concordando ou não com o despedimento, penso que é obrigatório falar um pouco dos últimos anos da nossa equipa lusa, desde Scolari a Queiroz! Carlos Queiroz levou-nos ao Mundial 2010 na África do Sul, primeiro objectivo cumprido. Empatamos a zero com um sempre muito poderoso Brasil na fase de grupos, acabando assim por passar aos Oitavos, segundo objectivo cumprido. Aí, caímos aos pés da Espanha que, curiosamente, é agora a Campeã do Mundo. O ex-seleccionador nacional apresentou resultados sim, não apresentou foi excelentes resultados, mas também não se pode pedir tal coisa quando a diferença de qualidade entre algumas selecções é digna de referência! A forma como ele colocou algumas peças dentro do terreno de jogo e a maneira como encarou o encontro com a Espanha é sempre questionável, mas ele não merecia ter sido tratado assim, não só pelo que já fez pelo futebol português, mas também pelo que representa no estrangeiro, ele é uma grande referência do futebol nacional em vários países e já conquistou títulos bem importantes! Vendo bem a nossa formação, com um meio-campo tão pouco competente e sem um lateral-direito e um ponta-de-lança à altura de uma fase final de um Campeonato do Mundo não há equipa que resista a muito mais.
Queiroz não é o melhor do Mundo nem dos melhores do Mundo como é óbvio! Mas analisando friamente, a nossa selecção a nível de talentos individuais e de processos adquiridos (via clubes) está uns degraus abaixo da que chegou à final do Euro 2004 por exemplo, portanto não é legítimo pedir a Queiroz o mesmo que se pediu a Scolari! Costinha, Maniche e Deco jogavam quase de olhos fechados no meio-campo do FC Porto de José Mourinho e na selecção portuguesa de Scolari. Já para não falar que jogadores como Rui Costa, Pedro Pauleta, Luís Figo, João Vieira Pinto não voltam mais e há que ter consciência do que temos AGORA e do potencial que outras selecções têm também! Olhando, por exemplo, para a selecção espanhola é fácil de entender que a dinâmica utilizada é a dinâmica de um Barça de Guardiola quase imbatível e com princípios e sub-princípios de jogo mais do que assimilados! Neste último Mundial, tivemos em Cristiano Ronaldo, Pepe e Ricardo Carvalho os únicos com o rótulo de "jogador TOP", sendo que depois apareceram duas “surpresas”: Eduardo e Fábio Coentrão! Comparar isto a Xavi, Iniesta, Pedro, David Villa, Fernando Torres, Sergio Ramos, Piqué, entre outros, é como comparar UHF a Coldplay, algo impensável!
Infelizmente, vai ser bastante difícil voltarmos a viver este tipo de emoções num futuro próximo!
Este Di Maria.....
Há 16 horas
Com que então o Pedro é um "jogador de TOP"...
e já nem falo do Daniel Alves... pelos vistos agora já é espanhol também... daqui a nada tás a utilizar o Leo Messi ou o Keita para demonstrar a superioridade de nuestros hermanos.
...não era preciso tanto...
Eles são melhores e pronto!
Em relação ao CQ... já vai tarde. E o Gilberto devia seguir tb o quanto antes...
Neste último Mundial, tivemos em Cristiano Ronaldo, Pepe e Ricardo Carvalho os únicos com o rótulo de "jogador TOP", sendo que depois apareceram duas “surpresas”: Eduardo e Fábio Coentrão! Comparar isto a Xavi, Iniesta, Pedro, David Villa, Fernando Torres, Daniel Alves, Piqué, entre outros, é como comparar UHF a Coldplay, algo impensável!
Tao impensável como considerar Daniel Alves Espanhol....
Agora que Queiroz foi, aparecem finalmente as críticas à qualidade dos jogadores.
Boa Noite a todos,
Peço imensa desculpa pelo meu erro! Queria dizer Sergio Ramos e não Daniel Alves, mas já estava tão empolgado a referir jogadores do Barcelona que me veio à cabeça mais um. Penso que todos perceberam o que eu quis dizer e que, de facto, os espanhóis estão noutro patamar de qualidade! E caro CL, eu não disse que o Pedro era um jogador a nível TOP, mas que é um belíssimo jogador e que caminha para tal estatuto sim, aí já posso afirmar tal coisa com convicção!
Caro Carlos Queiroz, finalmente não, uma vez que está à vista de muito que não dá para comparar a qualidade de 2004 com a de 2010!
Este tema é sempre muito controverso e suscita sempre muitos dilemas e pontos de vista diferentes, mas assim é que dá "pica" falar de futebol!
Um grande abraço para todos
Que erro,mas pronto,tambem tens todo o direito a errar nogueira
A qualidade é incomparavel mesmo,concordo contigo em quase tudo neste teu artigo e o Madail tem que sair
Abraço
O problema não foi o jogo com a Espanha mas sim os jogos com a costa do marfim e depois com o brasil em que ja estando apurado parecia que nao queria ganhar para apanhar a Espanha...
o que ele apresentou não foram resultados mas sim medo...
Claro que a espanha é superior mas a holanda não me parece que seja...