Vitor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da liga, fez esta tarde um balanço ao trabalho das equipas de arbitragem nas primeiras jornadas dos campeonatos nacionais. Com a ajuda de vídeo, Vitor Pereira analisou vários lances polémicos, tendo ficado muitos outros por analisar, ainda assim reconhece que o Benfica tem razões de queixa no jogo frente ao V. Guimarães.
Na conferência de imprensa que durou cerca de uma hora, Vítor Pereira explicou ainda os critérios que presidem à avaliação dos árbitros e deu a sua opinião sobre cada um dos momentos polémicos.
Benfica já reagiu (em comunicado) ao balanço de Vitor Pereira
Eis o conteúdo do comunicado:
«O Sport Lisboa e Benfica espera que a conferência de imprensa do Presidente da Comissão de Arbitragem, Vítor Pereira, tenha um efeito pedagógico junto dos árbitros e observadores, e que o futuro próximo do futebol português traduza uma melhoria significativa no nível global das actuações das equipas de arbitragem.
Assinalamos a coragem que teve por assumir erros que influenciaram resultados de vários jogos e penalizaram gravemente o Sport Lisboa e Benfica, confirmando, dessa forma, que a actual classificação da Liga está adulterada.
Para a média de avaliação globalmente positiva de que o Presidente do Conselho de Arbitragem deu conta na sua exposição, seguramente não contribuíram as actuações da maioria dos árbitros que dirigiram jogos do SL Benfica.
Percebemos a definição dos critérios elencados pelo senhor Vítor Pereira, concordamos com eles, só não entendemos a falta de uniformização na aplicação desses mesmos critérios, nomeadamente a nível disciplinar e nos livres de 11 metros.
O Sport Lisboa e Benfica limitou-se a expor factos, nunca pretendeu qualquer tratamento de favor, mas não compreende como é que as “zonas cinzentas” apontadas pelo presidente do Conselho de Arbitragem podem explicar tantos erros de arbitragem, nomeadamente o lance de andebol ontem ocorrido na Madeira.
Independentemente do que se passou em Guimarães, o Sport Lisboa e Benfica nunca pôs em causa a seriedade e competência do senhor Vítor Pereira.
Esperamos, de facto, que o senhor Vítor Pereira não seja “pressionável”, mas que seja suficientemente responsável para perceber que tem elementos dentro da sua estrutura que podem não ter a mesma boa-fé e a mesma competência do seu Presidente»
Este Di Maria.....
Há 1 dia
No ano passado o LFV não estava preocupado com as arbitragens.
Aquele jogo com o Nacional (o dos 6-0, dos 4 dedos do Jesus) foi completamente desvirtuado com penalty escandaloso e expulsão poupadas ao benfas quando o jogo estava perfeitamente em aberto.
Mas como acabou 6-0, e dizia-se que o benfas andava a jogar bem, vieram dizer que isso não teve influencia no resultado.
El-rey Benfica tem sempre que ser tratado de uma forma superior. Já só falta criarem a regra de que quando se enganam contra ele se faça um acerto de pontos na secretaria.
Pobre país de gentinha triste