Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

De leão ao peito

Publicada por Futebol sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

3 questões

Referências no Futebol do Sporting


Considero que actualmente existem três figuras principais no futebol leonino: José Eduardo Bettencourt, Pedro Mil-Homens e Carlos Carvalhal. Poderia incluir aqui um Director Desportivo, mas atendendo atendendo à sua inexistência e às declarações de Sá Pinto aquando assumiu o cargo, considero que nem ele nem o agora interino Salema Garção podem ser considerados homens fortes na matéria.

José Eduardo Bettencourt logo na sua candidatura declarou que seria ele quem ia assumir os destinos da SAD, entidade responsável pelo futebol leonino. Ao contrário de Roquette (que teve Norton de Mattos e Luís Duque, p.e.) e Soares Franco (que contou quase sempre com Carlos Freitas), JEB contou naturalmente com intervenções de Pedro Barbosa e depois Sá Pinto, mas parece ter maior participação em contratações e acompanhamento da equipa do que os seus antecessores. A ele deverá reportar o futebol profissional, o futebol de formação e a Prospecção.

Pedro Mil-Homens, professor académico e conhecedor de metodologia desportiva, é há alguns o administrador da SAD com a pasta do futebol de formação, além de ser director da Academia de Alcochete. Assim, presumo que a ele reportem todos os responsáveis e intervenientes nos escalões jovens.

Carlos Carvalhal é neste momento quem conduz a equipa profissional do Sporting, ou seja, a última "etapa", aquela onde os jogadores querem estar. Coloco-o como uma das referências pois considero que o principal treinador do Sporting deve ter destaque dentro da estrutura e deve trabalhar em conjunto com o futebol de formação, prospecção e reportar situações extra-desportivas que possam estar a influenciar o rendimento dos seus jogadores, para que sejam acompanhadas e tratadas.

Mensagem

Julgo que repetirei esta frase até ao fim dos meus dias "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, eis o Sporting Clube de Portugal". Certamente parecerá trivial mas no fundo é esta a mensagem fundamental.

A partir dos valores do nosso clube é possível interpretar que é necessário correr, é necessário amor à camisola, é necessário conhecer a história e os pergaminhos do nosso clube e assim será possível corresponder às expectativas (que devem ser elevadas).

Velhas Glórias

Naturalmente, precisamos de ter "figuras históricas" por perto, mas também não podemos ser como outros sítios, que se tornaram autênticas Santas Casas da Misericórdia. Mística e amor à camisola são bem-vindos mas obviamente é necessário algo mais que isso.

Tome-se o exemplo dos nossos escalões de formação, onde muitos dos delegados são hoje em dia pessoas que estiveram largos anos ligados a outras modalidades onde o Sporting foi dominador. Ou seja, mesmo sem ser figuras "públicas", diariamente os nossos jovens lidam com referências e exemplos de puro sportinguismo.

Noutros tempos, tivemos ex-jogadores a liderar as equipas jovens (como Fernando Mendes, Carlos Pereira, Osvaldo Silva, Zezinho, entre outros) porém o treino de futebol tem vindo a evoluir, sendo cada vez mais uma "Ciência". Para tal, basta ver a quantidade de cursos de Ensino Superior nesta área. Por isso, creio que a "simples" entrega de equipas a jogadores que foram referências poderá não ser suficiente...

Veria sobretudo com bons olhos a hipótese do Sporting colocar ex-jogadores como Técnicos-Adjuntos, de modo a lança-los numa nova fase. Caso possuam perfil para lidar e ensinar jovens, terão a oportunidade de iniciar um outro tipo de carreira, sem descurar a formação e a actualização do conhecimento, de modo a corresponder com uma actividade cada vez mais exigente e onde os pormenores podem contar muito.

Sinto também a falta de uma destas figuras, junto do nosso balneário. Escrevi recentemente um artigo, onde realcei a importância de alguém com mística para controlar as pessoas e servir de ponte entre o balneário e a direcção do clube.

Agora, algumas questões se levantam:
- Qual foi o último capitão do Sporting, verdadeiramente sportinguista?
- Qual foi o último jogador que terminou a carreira em grande no Sporting, ao ponto de ser para nós, uma referência?
- Quem hoje em dia conseguirá assumir-se como uma figura que incuta respeito?

*crónica escrita para o Futebol "O desporto rei" , pelo "ANortedeAlvalade", no âmbito da parceria em vigor.

1 Responses to De leão ao peito

  1. Anónimo Says:
  2. http://www.peticao.com.pt/sporting-basta-de-vergonha

    Assinem e divulguem!!!

    Vamos tentar mudar alguma coisa no Sporting! Pelo menos mostrarmos a nossa insatisfação!
    BASTA SPORTINGUISTAS!

     

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".