As buscas na SAD do F.C. Porto estão relacionadas com Luciano DOnofrio, antigo empresário de jogadores e actual vice-presidente do Standard de Liège.
Os dragões enviaram um comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, confirmando a situação:
«1 - Hoje, pelas 10h00, elementos da polícia judiciária portuguesa e belga visitaram as instalações do FC Porto, em cumprimento de uma carta rogatória oriunda da justiça
belga;
2 - Nesse sentido, solicitaram diversos elementos relacionados com a empresa International Agency for Marketing que, depois de certificados, lhes foram entregues.»
Ainda antes desta informação, o Maisfutebol entrou em contacto com Luciano D`Onofrio, antigo proprietário da International Agency for Marketing, que garantiu desconhecer o caso.
«A polícia belga está na SAD do F.C. Porto? Sinceramente, não sei o que estão lá a fazer. É melhor perguntar à polícia belga, então. Eu não sei de nenhum processo contra mim na polícia belga», garantiu o actual dirigente do St. Liège.
Luciano D`Onofrio foi manager do F.C. Porto na década de 80 e tem sido sujeito a várias investigações pelo seu envolvimento em transferências de jogadores no final dos anos 90.
A International Agency for Marketing já apareceu no radar da justiça francesa devido a um sistema de comissões fraudulentas que prejudicou o Marselha na segunda metade da década de 90. O belga foi condenado a seis meses de prisão.
Luciano D`Onofrio intermediou a transferência de alguns jogadores do F.C. Porto no passado. Vítor Baía, que foi para o Barcelona e regressou posteriormente à Invicta, é o nome mais sonante entre os portugueses.
Aliás, em Junho de 2009, o tribunal de Liège autorizou diligências em Camp Nou para investigar a transferência do guarda-redes português para o Barcelona, suspeitando de apropriamento indevido de parte da receita, por parte de Luciano D`Onofrio, para branquear capitais.
«Já houve investigações em Lisboa»
Philippe Richard, responsável pela investigação, reconheceu que Luciano D`Onofrio é o alvo das buscas realizadas esta quarta-feira na SAD do F.C. Porto.
Segundo as declarações à imprensa belga, a que o Maisfutebol teve acesso, a investigação também já passou por Lisboa.
«Em 2004, abrimos um caso contra Luciano D`Onofrio. Ele é suspeito de fraude e branqueamento de capitais. Estivemos no Porto à procura de documentos que possam ser úteis. Também já estivemos a investigar em Lisboa, Madrid, Barcelona, Hamburgo e França. Por agora, ainda não há acusação formal contra Luciano D`Onofrio», explicou Philippe Richard.
In: Mais Futebol
0 golos