Os clubes e dirigentes da Premier League preparam-se para injectar mais de £100 milhões (110 milhões de Euros) na Football League, organismo responsável pela organização e gestão das ligas secundárias profissionais em Inglaterra (Championship, League 1, League 2 e Carling Cup). Esta medida visa encurtar as diferenças financeiras entre as diversas ligas de futebol Inglesas.
Uma vez implementada a medida, os clubes despromovidos da Premier League ao Championship terão direito a 4 épocas de compensações financeiras, os chamados “parachute payments” que actualmente são pagos durante 2 anos. Esta compensação visa colmatar as diferenças de receitas a que estão sujeitos os clubes relegados, que uma vez na divisão inferior têm dificuldade em fazer face aos compromissos financeiros adoptados na realidade da Premier League.
Pagamentos de Solidariedade
Com esta acção a Premier League irá aumentar também os pagamentos de solidariedade à Football League e aos seus 72 clubes membros. No último acordo assinado entre os dois organismos assinado em 2007, a Premier League comprometeu-se a pagar £20,6 milhões (22,8 milhões de Euros) anuais à Football League em pagamentos de solidariedade.
Deste montante £5,4 milhões (5,9 milhões de Euros) foram destinados ao desenvolvimento da formação de jogadores, £4 milhões (4,4 milhões de Euros) em programas comunitários e os restantes £11,2 milhões (12,4 milhões de Euros) foram distribuídos pelos 72 clubes, aos quais foram adicionados os respectivas compensações financeiras, (parachute payments) aos clubes relegados das diversas divisões.
Football League e Npower
Estas são mais boas notícias para os dirigentes da Football League que recentemente assinaram um novo contrato de patrocínio com a empresa fornecedora de energia Npower. Este novo contrato com a duração de 3 temporadas tem um valor total de £21 milhões (23,2 milhões de Euros), os quais farão parte dos prize money pagos aos clubes por classificação.
Texto: www.futebolfinance.com
0 golos