É preocupante ser cada vez mais comum ver os grandes de Portugal cada vez mais pequenos cada vez que passam a fronteira de Badajoz para cima. E apesar de o fazerem pelo ar, no conforto dos mais modernos aviões, estão cada vez mais perto do figurante da mala de cartão e sapatos enlameados nos salões do futebol europeu. Não há grande que nos últimos anos não tenha sido sovado com mais do que uma goleada nas competições da UEFA, pelo que o riso pelo vizinho arrisca-se sempre a ser transformado em lágrimas bem amargas.
O futebol português sofreu um sério revés com as transformações produzidas por uma UEFA entalada entre a espada dos interesses dos grandes clubes e a parede de satisfação das suas próprias conveniências. E vive também ele entalado entre a falta de visão dos seus dirigentes e anemia da economia nacional, bem como do nosso fraco potencial demográfico, face aos concorrentes. Infelizmente “não há” FPF ou LIGA, apenas a gestão dos interesses de quem, circunstancialmente, se consegue sentar “por cima da carne seca”, que se confundem entre a hegemonia e a tentativa de asfixia do adversário, através de golpes na arbitragem, disciplina, etc.
Era bom que todos os clubes percebessem que este caminho tem a palavra FIM ao virar da esquina e não possibilita inversão de marcha ou viragem à esquerda ou à direita. E por isso era também bom que se tratassem de entender, reservando o relvado para as disputas. Que é onde os adeptos, de qualquer cor, e na sua grande maioria, gostam de ver as suas cores triunfar. Sem uma verdadeira reorganização do futebol luso é bom que nos habituemos a trocar, de forma cada vez mais frequente, o regozijo pelo sofrimento cada vez que temos compromissos internacionais.
*crónica escrita para o Futebol "O desporto rei" , pelo "ANortedeAlvalade", no âmbito da parceria em vigor
só uma pergunta... a vossa parceria com o blog refereetip já acabou?
Cumprimentos
preferia rir do vizinho apos o jogo na figueira ou apos o jogo de terça-feira porque nos jogos das competiçoes europeias acima de tudo sou PORTUGUES!
cumprimentos
A parceria com o blog refereetip encontra-se em standby, por falta de tempo de ambas partes. De qualquer forma a mesma continua de pé.
okay, obrigado caro futebol