O Futebol Clube do Porto disse, definitivamente, adeus ao PentaCampeonato. Nada que os Portistas não estivessem á espera devido á má temporada que o Dragão está a fazer. Agora há que pensar no futuro para que este seja risonho e para que o Clube Azul e Branco volte a colocar Justiça no Quadro dos Campeões de Futebol de Portugal.
Mais importante do que andar a falar em Túneis e no que de mau se passou nesta Temporada, é olhar em frente e decidir o que fazer para melhorar este nosso Porto. Então, o que eu faria, se fosse o Presidente do Futebol Clube do Porto, para poder voltar a colocar o FC Porto na mó de cima?
Começaria por analisar o Plantel e tentar colmatar as lacunas que este tem nalguns sectores. Olhemos então para a baliza Portista onde, neste momento, figuram dois excelentes Guarda-redes e um de péssima qualidade que só traz problemas á equipa e que se auto intitulou de Capitão para não o mandarem para a “Reforma” mais cedo.
Helton tem estado muito bem nesta temporada que está quase a terminar e, que me lembre, nunca comprometeu na Baliza Portista quer nos jogos grandes quer nos de menor importância e até defendeu Grandes Penalidades que deram 3 preciosos pontos ao FC Porto. Parece que finalmente o Brasileiro perdeu aquela sua “mania” de se enervar nos Jogos Grandes e, desta forma, já não deixa mal os seus Colegas e Adeptos. Se dependesse de mim, apesar de Helton já ter 31 anos, mantinha o “Goleiro” Brazuca na equipa que, para além do que foi exposto atrás, ainda tem o condão de unir o Balneário com a sua alegria e boa disposição.
Mas esta subida de rendimento de Helton, ou melhor, este seu retorno aos bons tempos do Helton recém-chegado de Leiria, tem uma justificação. Justificação esta que dá pelo nome de Beto, antigo Guarda-redes do Leixões. Beto ao serviço da equipa de Matosinhos fez uma época fora de série, tendo até mesmo ajudado a eliminar o Benfica da Taça de Portugal e deu muita força ao sonho Leixonense de regressar á Europa do futebol. Esta Temporada, ao serviço dos Dragões, apesar de ser o Guarda-redes nº 2 da equipa Portista, tem respondido muito bem aos imensos desafios que lhe tem aparecido pela frente, e se o Porto está na final da Taça de Portugal é muito por culpa deste Jogador que fez uma série de defesas espectaculares no Restelo ante o Belenenses. O único defeito de Beto é o seu tamanho, mas este compensa a sua baixa estatura com uma segurança entre os Postes e fora deles impressionante, o que faz deste o meu preferido para ser o dono da Baliza da equipa de todos nós no Mundial. È portanto um jogador a manter para mais tarde suceder a Helton.
Crónica semanal escrita pelo bloguer The Blue One, no âmbito da parceria em vigor com o Blog A Mística Azul e Branca.
nao posso concordar minimamente com a sua opinião sobre o Nuno....
Primeiro porque não me parece feliz da sua parte por em causa a qualidade de um guarda redes. A posição de guarda redes é extremamente complicada e se um jogador de campo tem dificuldades em jogar quando apenas o colocam a fazer de vez em quando imagine-se um guarda redes.
Menos sentido ainda faz dizer que ele se auto-promoveu a capitao... aquilo que o guarda redes Nuno faz é em prol do bem estar da equipa.... o Nuno tem excelentes qualidades humanas e so quem nao o conhece pode dizer o contrario... é um grande portista que vive o clube como poucos e se em tempos gente havia que sentia o clube mesmo a serio e eram os "pais" do balneario (baia; joao pinto; jorge costa; pedro emanuel) hj em dia pode ter a certeza que o Nuno é o Homem forte daquele balneario
Caro Anónimo, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga dada de mão beijada ao Benfica são motivos mais do que suficiente para se perceber que o Guardião Nuno mão tem "estaleca" +ara ser o Guardião da Baliza Portista. É um facto que a posição de Guarda-redes é muito ingrata, mas... Há sempre o mas e o que trai o Juno é a sua idade e o facto de nunca ter tido uma carreira por aí além e muito marcada por polémica.
Não ponho em causa o Portismo de Nuno. Aliás o Portismo não se mede, sente-se. Veria com muito agrado o Nuno como Treinador dos Guarda-redes do FC Porto em de andar a fazer má figura nos momentos decisivos.
Também acredito plenamente que Nuno seja uma pessoa excepcional, mas, a meu ver, par se ser Capitão não basta querer sê-lo e ser um Pessoa fora de série. O Capitão tem de jogar e ser uma extensão do Treinador durante os Jogos. Como é que o Nuno pode fazer isto se a maior parte das vezes vai para a Bancada?
São muitos contras... Nuno ainda vai a tempo de sair de cabeça levantada do FC Porto e integrar a futura equipa Técnica, trazendo assim muito e bom sangue novo como Treinador dos GR.
Cumprimentos