Pesquisar neste blogue:

Contador de Visitas:

Web stats powered by www.clubstat.com

Outros pontos de visita:

Temas e Assuntos:

Arquivo do blogue

Colaboradores do blog:

-» Futebol

-» T Nogueira

-» Nuno Texas

-» António Fonseca

-» João Miguel Pereira

-» Marcelo Santos

-» Guilherme Pannain

-» Geração Benfica

-» Tiago Ferreira

-» Livre Directo

-» Bruno Miguel Espalha

A convocatória de Queiroz - Parte III

Publicada por Futebol sábado, 15 de maio de 2010

Dando então continuidade à análise, sobre a convocatória de Carlos Queiroz, para o Mundial 2010, na África do Sul, segue-se então umas palavras sobre os médios escalados pelo seleccionador nacional.

Recordemos então a escolha para o sector médio:


Médios: Pedro Mendes (Sporting), Raul Meireles (FC Porto), Deco (Chelsea), Tiago (Atlético de Madrid) e Miguel Veloso (Sporting).

Ao serem seleccionados dez defesas, seis deles centrais, o sector médio ficou na minha opinião fragilizado. Ainda que, Pepe vá ser utilizado como médio (passando "apenas" a ser nove os defesas), eu acho que ficaríamos melhor se ele actuasse como defesa central. Se em termos defensivos, Pepe poderá fazer de nós uma equipa mais forte, sobretudo no jogo aéreo e nas bolas paradas, em termos ofensivos acho que Pedro Mendes poderia ser uma escolha melhor, tendo em conta a forma de jogar da nossa selecção. Em grande parte das vezes, Pepe prefere sair a jogar com a bola nos pés (tal como faz enquanto central), já Pedro Mendes joga de cabeça levantada e em vez de correr com a bola, faz a mesma correr. Ainda em termos defensivos, os dois são fortes na ocupação dos espaços. Sabendo de antemão que Pepe seria escalado para médio e que Pedro Mendes também era opção válida para Queiroz, estes já eram nomes esperados.

Raul Meireles foi o jogador mais utilizado por Queiroz na fase de qualificação, pelo que o seu nome era também esperado. O médio do FC Porto começou a destacar-se como médio defensivo, onde combina força física com uma invejável cultura táctica, mas são vastas as vezes que dá apoio ofensivo, onde pode fazer uso do seu excelente remate de meia distância.

O nome de Tiago também já era esperado. Embora nos últimos tempos a sua carreira tenha vivido momentos complicados na Juventus, este acabou por rumar ao Atlético de Madrid, por empréstimo, onde voltou a jogar com regularidade. Já com historial na selecção e com presença assídua nas convocatórias de Carlos Queiroz, tendo mesmo sido titular em quatro jogos na fase de qualificação, a sua convocatória acaba por não surpreender pelos motivos já descritos atrás. É um médio polivalente, que vale sobretudo pela sua qualidade em termos atacantes, mas mesmo tendo já passado pelos melhores campeonatos europeus, a sua carreira está longe de estar no auge. Nomes como o de Moutinho ou Carlos Martins ficaram de fora, o primeiro não tendo realizado uma grande época, é um jogador que dá sempre tudo e não sabe jogar mal, qualidade não lhe falta mas a época desastrada do Sporting, assim como o seu desgaste devido ao elevado número de jogos nas últimas épocas, terão pesado na escolha de Queiroz. Já Carlos Martins, que na época passada regressou ao futebol português, tendo realizado uma boa época, teve nesta temporada a consagração, tendo realizado uma excelente campanha, também por mérito de Jorge Jesus. Pela qualidade que lhe reconheço e pela temporada que fez, penso que merecia a chamada e muito jeito nos poderia dar, podendo ser uma opção a ter em conta para o lugar de Tiago ou Deco caso fosse necessário, contudo, Queiroz assim não o entendeu.

Miguel Veloso foi na minha opinião, justamente convocado por Queiroz. Com uma atitude muito diferente da que teve na época passada, realizou uma grande temporada no Sporting, mesmo com os "leões" muito em baixo. Foram dele alguns dos melhores momentos da equipa leonina esta temporada. A sua polivalência foi outro dos pontos a seu favor, uma vez que tanto pode ser utilizado como médio defensivo, defesa ou médio esquerdo, aumentando, por isso, o leque de soluções de Queiroz. Outro nome que também merecia a chamada, nas mesmas condições, seria Rúben Amorim. O jogador do Benfica realizou uma excelente temporada, cresceu muito com JJ, tanto pode actuar como médio ou lateral direito, este último onde na minha opinião, poderia ser opção para o lugar de lateral direito.

Para terminar, Deco, era uma escolha já esperada, ele é o número dez da nossa selecção, o maestro do meio-campo português. Jogador de grande qualidade técnica e táctica, esperamos então que esteja nas melhores condições físicas.

Terminada a análise aos médios, em princípio amanhã serão os avançados a merecer algumas palavras. (Re)Veja as análises aos guarda-redes e defesas.

0 golos

Enviar um comentário

No Futebol "O Desporto Rei" todos os comentários são aceites, desde que os mesmos não contenham qualquer tipo de palavreado não adequado, que impere o respeito e que não sejam com o intuito de fazer apenas e só publicidade. Para este último aspecto, assim como para eventuais trocas de links, façam o favor de nos contactar para o nosso endereço de email (Gmail).

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:

ESTAMOS NAS REDES SOCIAIS:
Adiciona-nos e ajuda-nos a divulgar um projecto que pretendemos retomar em breve.

Followers

Parcerias:

Parcerias:
A Mística Azul e Branca traz-nos o "Poder Portista".

A Norte de Alvalade traz-nos "De Leão ao peito".

O Blog Geração Benfica traz-nos "Benfica by GB".