A marca norte-americana de artigos desportivos Nike emitiu hoje um comunicado onde explica todas as particularidades das chuteiras Nike Elite Series (Mercurial Vapor, CTR360 Maestri, Total 90 Laser III e Tiempo Legend III).
O comunicado começa por dizer que "os jogadores Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney, Gerard Piqué e Cesc Fábregas são alguns dos atletas que irão utilizar as chuteiras Mercurial Vapor durante o Mundial'2010 e toda a temporada desportiva 2010/2011".
A Nike diz ainda que "a sola das novas Mercurial Vapor foi redesenhada de modo a oferecer um desempenho mais ágil a todos os jogadores".
O peso de cada chuteira também foi tido em conta, pois "uma chuteira mais leve permite que o jogador tenha uma maior capacidade para realizar uma boa exibição"; por isso, a marca norte-americana apostou numa "construção leve, uma engenharia complexa, uma componente de carbono reforçada e um contraste de cores".
Depois de algumas piadas sobre a cor das botas, nomeadamente as cor-de-rosa, a Nike revela que "as cores das chuteiras são muito importantes, pois permite uma maior visibilidade em campo", acrescentando que "todos os jogadores patrocinados pela Nike vão ter botas Mercurial Vapor de cor laranja com alguns «toques» de púrpura, pois essas duas cores juntas fazem com que a chuteira seja vista a centenas de metros de distância, o que permite aos colegas desses jogadores perceber onde eles estão, poupando assim várias calorias e bastante energia".
De acordo com algumas pesquisas recentes, um jogador de elite (que pesa entre 70 kg a 90 Kg costuma gastar cerca de 1000 quilocalorias por jogo. Com base neste estudo, a Nike está em condições de garantir que com as novas botas Mercurial Vapor cada jogador "deve poupar cerca de 90 quilocalorias por partida", o que num jogo com prolongamento pode fazer toda a diferença.
Depois de vários estudos às estatísticas de jogos, à condição física dos jogadores antes e depois das partidas e ao design das chuteiras, a Nike confirma que as botas que fazem parte da Nike Elite Series são cerca de 14% mais leves que as da concorrência.
No final deste mês, as novas chuteiras da Nike vão estar no mercado, e quem as adquirir tem acesso exclusivo, via internet, à plataforma NikeFootball+, onde poderá interagir com alguns treinadores, jogadores e dirigentes de todo o mundo no sentido de trocarem ideias que tragam alguma melhoria aos jogos.
Na mesma plataforma, o utilizador ainda poderá obter informações sobre o controlo, precisão e velocidades das bolas Nike. Todas estas informações são fornecidas por cientistas, que trabalham há mais de 4 anos nos laboratórios da empresa norte-americana.
A Nike termina o seu comunicado informando que os interessados podem encomendar as novas botas, através do site da marca, e recebê-las comodamente em sua casa, através dos correios e sem pagar qualquer preço adicional.
Mónaco - SL Benfica
Há 15 horas
0 golos