A Espanha é a nova campeã do Mundo de futebol, depois de vencer a Holanda, por 1-0, já no prolongamento, após 90 minutos muito equilibrados que terminaram sem qualquer golo marcado. Um golo solitário de Andres Iniesta, na segunda parte do prolongamento, valeu a vitória suada na final disputada com a Holanda.
No início do encontro, adivinhava-se um jogo aberto, com ambas as formações a tentarem inaugurar o marcador. No entanto, durante os primeiros minutos, a Espanha tinha a bola controlada e a "laranja mecânica" ia tentando quebrar os pupilos de Del Bosque com várias entradas duras que foram valendo os primeiros amarelos da partida. Antes do intervalo, ainda houve tempo para se inverterem os papeis, com a Holanda a dominar e a "Roja" a endurecer a partida.
Chegado o prolongamento, era hora de perguntar se ambas as equipas iriam procurar a vitória, ou se a sua condição física as faria optar por segurar o empate até aos penaltis. Não demorou muito para se perceber que Espanha e Holanda queriam decidir, ainda na última meia-hora de jogo, quem se sentaria no trono do Mundo do futebol. Contudo, a Jabulani insistia em não entrar, antes que algo mudasse, já se chegava ao intervalo do tempo extra. Os 15 minutos finais do prolongamento ficaram marcados pela expulsão de Heitinga, por acumulação de cartões amarelos e, claro, pelo golo de Iniesta.
Vicente del Bosque conduziu os seus comandados, com sucesso, à vitória final no primeiro Campeonato do Mundo realizado em solo africano. A "Roja" até começou mal esta prova, com uma derrota diante da Suíça, por 1-0, mas acabou por ultrapassar as Honduras e o Chile, na fase de grupos. No "mata-mata" a turma espanhola passou por Portugal, Paraguai e Alemanha, antes de defrontar a Holanda. A Espanha é a campeã do Mundo e terceira selecção a juntar esse título ao de campeã da Europa. O polvo Paul já tinha avisado...
0 golos