Nome: Asamoah Gyan
Nacionalidade: Ganês
Idade: 24 anos (1985-11-22)
Clube: Rennes (França)
Posição: Avançado
Altura: 1.86m
Peso: 77 kg
Asamoah Gyan é actualmente um dos possíveis candidatos a conquistar a “Bola de Ouro” neste Mundial 2010. A par de André Ayew, Gyan foi uma das principais figuras da formação do Gana, tendo sido preponderante nas vitórias da sua selecção ao longo da fase de grupos.
No primeiro encontro da equipa comandada por Milovan Rajevac, o Gana derrotou a Sérvia por 1-0. Gyan marcou o único golo do encontro já perto do apito final, através de uma grande penalidade, e consequentemente foi eleito pela FIFA o melhor em campo. Na jornada seguinte, o avançado do Rennes foi novamente decisivo, tendo sido ele a apontar o golo que diria o empate diante da Austrália (1-1), e mais uma vez, de grande penalidade. E como era de esperar, a FIFA entregou-lhe o prémio de melhor futebolista em campo. Porém, na última partida da fase de grupos, a formação africana perdeu frente à Alemanha, mas conseguiu seguir em frente na prova.
Nos “oitavos”, os pupilos de Rajevac tinham a difícil tarefa de eliminar os EUA, contudo, conseguiram levar o nome de um continente tão modesto aos Quartos-de-Final, após derrotarem a formação americana por 2-1. O jogo foi resolvido pelo suspeito do costume: Asamoah Gyan.
O Uruguai foi o adversário do Gana nos “quartos”, que teve nos pés de Gyan o passaporte para as meias-finais, todavia, depois da igualdade no marcador após os 90 minutos, o avançado de 24 anos desperdiçou um penalti no último minuto do prolongamento, tendo depois a sua equipa sido eliminada na lotaria de grandes penalidades.
As potencialidades do jogador ganês ficaram bem patentes neste Campeonato do Mundo, e decerto, este no final do certame irá para um clube de maiores aspirações. Interessados não faltam.
Imagem: guardian.co.uk
0 golos