Em virtude do terceiro lugar na edição 2009/2010 da Liga Sagres, o FC Porto irá ter que disputar o play-off de acesso à Liga Europa e terá pela frente o Genk, equipa que disputa o campeonato belga. É o regresso do FC Porto a uma prova que disputou pela última vez em 2002/03, tendo na altura conquistado o troféu pela mão de José Mourinho e oito anos volvidos, Villas Boas já veio dizer que a Liga Europa é uma competição para ganhar, devido ao passado que o FC Porto tem.
Para o jogo de hoje, a equipa portuguesa parte obviamente como favorita, mas pela frente terá uma difícil equipa do Genk, que é líder invicta do campeonato belga, a par do KV Mechelen.
Depois de uma pré-época com alguns altos e baixos, o FC Porto começou a época oficial da melhor maneira, tendo conquista a Supertaça diante do eterno rival Benfica, numa grande exibição dos azuis e brancos. Seguiu-se depois o jogo com a Naval, no regresso do campeonato português, encontro que terminou com nova vitória da equipa comandada por Villas Boas, mas desta feita a exibição foi menos conseguida e a vitória sofrida. O que esperar agora do FC Porto, no Fenix Stadium? Os azuis e brancos irão com certeza querer rubricar uma exibição personalizada e agradável, tentando marcar fora e controlar o jogo pela posse de bola, este último aspecto que tem sido bastante trabalhado por Villas Boas, mas que ainda precisa de ser melhorado. O FC Porto está claramente a construir uma nova identidade e devido a alguma "indecisão" na constituição do plantel, é natural que a equipa ainda oscile, mas as vitórias trazem confiança e depois de dois triunfos consecutivos o FC Porto quererá continuar na senda das vitórias, para poder assim continuar a moral em alta e sem (mais) sobressaltos.
Quanto ao Genk, como é sabido, soma por vitórias todos os jogos até agora realizados, quer no campeonato belga (3 vitórias - 11 golos marcados e 1 sofrido), quer na eliminatória anterior a esta fase da prova (2 vitórias frente ao Inter Turku). No total são já cinco os jogos oficiais, o que confere maior ritmo de jogo à equipa belga, que a jogar em casa irá com certeza querer fazer um bom resultado, ainda assim deverá optar pelo seu fiel estilo de jogo, que como já referiu o nosso colaborador "AF", assenta essencialmente em contra-ataques rapidíssimos e com manobras muito bem treinadas.
Uma vez que este é ainda o jogo da primeira mão, acredito que será um jogo de cautelas, mas em que o FC Porto tentará vencer, para assim ter uma segunda mão mais descansada, sem ter que ir à procura do resultado e sem querer provar os venenosos contra-ataques da equipa belga.
O jogo de hoje está marcado para as 19h30 e tem transmissão televisiva na SIC.
Imagem: www.krcgenk.be
O regresso do FC Porto à 2ª competição de clubes mais importante da UEFA
Publicada por
Futebol
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
0 golos